Estamos próximos à chegada da primavera, uma estação que nos remete a um tempo colorido, florido e alegre. Isso é verdade e acontece nesse período, porém vai muito além disso, é um tempo de renovação. Alguns dicionários tratam a primavera como o início da boa estação, já outros, o princípio do verão.
Ao observarmos a sequência em que ocorrem as estações do ano, podemos perceber que a tão esperada primavera ocorre sempre após o inverno. Considerando que nosso Deus usa em muitas ocasiões fatos da nossa vida cotidiana para nos trazer importantes ensinamentos, faremos aqui uma breve analogia com essa estação e nossa vida.
O inverno seria um tempo de análise, reflexão, reclusão, tempo de ver o que foi feito, quais foram os resultados, tempo de balanço geral, de refazer a rota e rever a caminhada.
Já a primavera seria um convite a vida, ao novo, a lançar sementes, tempo de esperança, um convite ao futuro. Tempo de fé.
A variedade de flores que surgem na primavera mostra a criatividade do Senhor, imagino que Ele tem prazer em desenhar cada uma delas, dando-lhes as cores, formatos, tamanhos e perfumes característicos a cada espécie. E nós, seres humanos que somos obras primas do Criador, cada um pensado, planejado individualmente e criado com um propósito. Jesus nos ensina que Deus está atento a cada detalhe da nossa vida.
A primeira citação de primavera na Bíblia foi quando o Senhor enviou uma mensagem de cumprimento da promessa que havia feito a Abraão:
“Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. (Gêneses 18:10).
A promessa que Abraão havia recebido iria se cumprir, agora com um tempo determinado!
Algo interessante também é retratado na Bíblia: que a primavera era também tempo de guerra.
“Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel”. (2 Samuel 11:1).
Os povos honrados saiam para guerra na primavera, por causa das duras condições do inverno. Hoje temos nossas lutas, nossos desafios diários e precisamos estar preparados para enfrentá-los. O apóstolo Paulo nos ensina que devemos ser perseverantes e não perder o foco:
“Mantenham os olhos em Jesus, que começou e terminou a corrida de que participamos. Observem como Ele fez. Porque jamais perdeu o alvo de vista… Ele foi capaz de vencer tudo pelo caminho: a cruz, a vergonha, tudo mesmo. Agora, está lá, num lugar de honra, ao lado de Deus. Quando se sentirem cansados no caminho da fé, lembrem-se da história d’Ele… será como uma injeção de adrenalina na alma!”. (Hebreus 12: 2-3)
E a primavera também traz consigo a possibilidade de chuvas:
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra”. (Oséias 6:3).
As chuvas nos falam de benção, de cuidado do Pai e da possibilidade de ver sementes florescer!
Portanto, a mensagem da primavera é para que você jamais desista dos seus sonhos. Creia somente, pois eles florescerão!
A vida é um ciclo. A primavera está chegando! Aleluia!