Revista Renascer

enchentes e alagamentos
Cidadania em Pauta

Enchentes e alagamentos: um problema em tempos de chuva

Ufa! Finalmente o período de seca está acabando. Foram vários meses sofrendo com as altas temperaturas, baixa umidade, sequidão, queimadas trazendo fumaça e com ela a dificuldade para respirar. Com o fim do tempo seco, muitos problemas se vão, entretanto, precisamos também estar atentos a outras situações que surgem com a chegada das chuvas, e que podem trazer enormes transtornos, inclusive causando mortes e destruição: são as enchentes e alagamentos, que com o início do período das chuvas, dão o tom das nossas preocupações.

Em linhas gerais, enchente é a elevação do nível de um rio ultrapassando o seu leito natural, e alagamento é o acúmulo de água em perímetro urbano, em decorrência de fortes chuvas nas cidades com sistema de drenagem ineficiente. Na prática, ambas as situações são muito perigosas, e podem causar a destruição de ruas, carros, casas, móveis e eletrodomésticos. Em casos mais extremos, podem causar até a morte de pessoas.

Portanto, em tempos de chuva precisamos estar atentos para não sermos pegos desprevenidos e passarmos por situações de risco. Devemos evitar transitar em locais baixos, sujeitos a inundações, procurando sempre áreas mais elevadas e seguras. Caso a rua já esteja inundada, não devemos transitar no local, pois buracos, valas e bocas de lobo ficam invisíveis e podem causar enorme dano. Se for uma ponte, coberta pela inundação, nunca tente atravessar, pois, por mais seguro que pareça, o risco de deslizamento é iminente. Uma ferramenta que pode ser extremamente útil é a utilização de aplicativos de previsão do tempo, bem como estar sempre de olho nos alertas do Instituto de Meteorologia.

Caso esteja dentro de um carro num momento de forte chuva, áreas elevadas continuam sendo o local mais indicado para você parar e esperar o nível da água diminuir. Mas se você for pego de surpresa e estiver no carro numa área já inundada, o ideal é andar sempre em 1ª marcha, mantendo a aceleração constante e a uma distância segura do veículo da frente. Jamais tente atravessar um local onde o nível da água esteja acima da metade da roda do carro (observe outros carros). Se a água atingir o nível da parte de baixo da porta, é hora de abandonar o veículo e se abrigar em local elevado. E se nenhuma dessas opções for viável, ligue para o serviço de emergência e aguarde o socorro chegar.

Entendemos que as chuvas são benção de Deus para nós, mas sabemos também que a falta de cuidado e prevenção podem trazer transtornos e danos às vezes irreparáveis.

Cremos num Deus que nos guarda e nos livra do mal, mas precisamos também ser sábios e prudentes, tomando as devidas precauções e evitando dissabores e prejuízos.

Enchentes e alagamentos: um problema em tempos de chuva

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo