Revista Renascer

imunidade
Saúde

Sua imunidade está baixa? Veja o que fazer para melhorar

A Imunologia é uma das especialidades mais complexas e desafiadoras entre as ciências médicas. Além de estudar a interação entre micro-organismos, parasitas e o hospedeiro, seu campo de atuação envolve mecanismos, em que células de defesa e anticorpos, por algum desequilíbrio, passam a atacar os mais variados tecidos e sistemas do corpo humano.

Interessante destacar que a Imunologia trafega pelos mais diferentes campos da Medicina, desde a Dermatologia, até a Cardiologia, em que proteínas das articulações, dos rins, do sistema nervoso central e das valvas cardíacas são confundidas com aquelas das bactérias chamadas estreptococos, que muito frequentemente desenvolvem-se em infecções de garganta e desencadeiam a Febre Reumática.

Calma, nem todo mundo está sujeito a estas complicações. Desenvolvem doenças autoimunes não quem quer, mas sim quem pode, ou seja, há uma predisposição genética para tal. Mas, como podemos fazer para melhorar as nossas defesas?

Primeiro, higiene! Temos defesas inatas, entretanto devemos cuidar de sua integridade. Cortes devem ser lavados, os dedos dos pés agradecem por algum tempo sem sapatos fechados, uma vez que calor e umidade são ótimos ingredientes para surgirem as frieiras e micoses, que abrem portas para a instalação de erisipela nas pernas, e vigie para não coçar os olhos com as mãos contaminadas, o que pode ser um ótimo caminho para a conjuntivite.

Em sequência, ofereça condições para que o seu organismo se defenda. Repouso e alimentação são fundamentais. Lembre-se de que a doença sobrevém quando os limites do hospedeiro, do germe agressor e do ambiente são rompidos.

Em relação aos alimentos, muitas frutas e verduras são importantes para assegurarmos nossa saúde frente aos inimigos invisíveis. Laranja, acerola, limão e outras frutas cítricas nos fornecem o Ácido Ascórbico, ou a Vitamina C, famosa por enriquecer nossas ferramentas biológicas protetoras. Atenção apenas ao ingerir o suco fresco, pois o princípio ativo rapidamente se desnatura e perde suas propriedades. 

O abacaxi contém a Bromelina que fluidifica o muco das vias respiratórias, facilitando a expulsão dos patógenos. A Alicina atua como bactericida natural, fartamente encontrada no alho e na cebola. Ácido fólico e Vitaminas do Complexo B são essenciais para o crescimento, amadurecimento e funcionamento dos glóbulos brancos, ricamente encontrados em vegetais verdes e folhosos, como couve, alface, brócolis e espinafre. Peixes, castanhas, linhaça, azeite de oliva, leguminosas nos fornecem os famosos Ácidos Graxos Ômega 3, úteis para o controle da inflamação. 

Não podemos omitir o Mel, Própolis, Romã, Hortelã e o Eucalipto, que aliviam a congestão respiratória, expulsando os poluentes e fortalecendo os nossos guardiões. Iogurtes são ricos em Lactobacilos, seres que nos são benéficos, pois limitam o crescimento de bactérias e vírus causadores de diarreia. Em suma, acertaremos dieteticamente sempre que optarmos por um prato diversificado, com proteínas, vitaminas e sais minerais, e não somente com os deliciosos carboidratos e gorduras.

Tão importante como os demais, o bem-estar psíquico e emocional influencia o nosso sistema imunológico. O estresse e a ansiedade, comprovadamente desequilibram a tênue balança entre a autoagressão e o correto funcionamento dos leucócitos. Estudos recentes demonstram que a depressão tende a deixar alguns linfócitos, menos vigilantes e mais propensos a não reconhecerem células malignas, permitindo assim, o crescimento dos tumores.

Dessa forma, não se abata e não abandone o seu tratamento. Cuide de sua saúde. Sabe-se que quem está encorajado e tem fé em sua cura está mais apto a vencer uma doença. Deus está por trás de toda saúde e do seu restabelecimento, e Ele utiliza inclusive a Medicina para o nosso bem e equilíbrio.

Sua imunidade está baixa? Veja o que fazer para melhorar

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo