O conceito de “segunda chance” é profundamente humano, e carrega em si a crença na possibilidade de redenção e renovação. A verdade é que em diversos momentos da vida, nos deparamos com situações em que questionamos se todos realmente merecem uma segunda chance e uma oportunidade de recomeço. Esse é um tema que percorre a ética, a moralidade, a justiça e até mesmo o perdão. Então, o que a Bíblia nos ensina sobre segunda chance?
Enquanto atravessava com dificuldade sua cidade em ruínas, Jeremias sentia o cheiro da destruição por toda a parte. Ele sabia que os invasores babilônios haviam assolado Jerusalém, porque o povo de Judá abandonou o seu Deus. Eles provaram desse sofrimento por escolha própria, mas o coração de Jeremias ainda estava partido.
Sim, Deus se fez o disciplinador do Seu povo. Ele avisou Jeremias de que, ao menos que se arrependesse, os judeus iriam para o cativeiro. Então, o Senhor fez com que o profeta Jeremias se lembrasse dos mandamentos: arrependimento e obediência.
Como deve ser difícil para Deus ver o Seu povo nesta situação! A verdade é que Deus expressa a Sua misericórdia, e espera por uma decisão de arrependimento, assim como um pai que espera o regresso do filho pródigo. Por isso, acredite: o Senhor continua te esperando, oferecendo uma segunda chance.
Jeremias lamentou a calamidade em meio a matança, e encontrou esperança ao saber que Deus ainda reinava. Ele sabia que a restauração e o arrependimento poderiam ocorrer. Assim, bem no meio de sua lamentação, ele fez uma pausa e proferiu uma das declarações mais esperançosas do Antigo Testamento: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque Sua misericórdia não tem fim, elas se renovam a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23).
Portanto, creia, pois Deus nos dá uma segunda chance diariamente, mesmo que por piores sejam as nossas falhas como filhos. Ao abrirmos o nosso coração e nos arrependermos verdadeiramente, Ele nos concede uma vida nova. No final das contas, a verdadeira questão não está na ponderação de que se as pessoas merecem uma segunda chance, mas sim, como abrimos o nosso coração para que Jesus possa trabalhar em nossas adversidades.
Por isso, quero te convidar a abrir o seu coração para Deus! Conte suas mazelas, se arrependa e chore diante d’Aquele que pode te curar!
Deus está sempre pronto para nos escutar, não precisa marcar horário, apenas abra o seu coração e Ele o libertará, te concedendo um futuro cheio de esperança!