Deus quer o seu coração e não a sua cabeça! A ênfase do ensino de Jesus no sermão do monte está direcionada ao que acontece dentro do coração do homem. A fé cristã não é somente uma questão de doutrinas ou entendimento, mas antes, é uma condição do coração. Vemos isso quando Deus falou para o profeta Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:7). Por isso, a condição do coração importa para Deus.
Martyn Lloyd-Jones disse que a pergunta do cristianismo deve começar pela seguinte indagação: qual é o estado do seu coração? Nas Escrituras, a palavra “coração” é o centro do ser e da personalidade. Do mesmo modo, é a fonte da qual “brota” o que vem da mente e as nossas emoções. Essa palavra considera o homem em sua totalidade.
O Evangelho começa pelo coração. Jesus disse que do coração do homem saem os maus pensamentos (Mateus 15:19). Salomão recomenda que guardemos o coração, porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23). Mais uma vez, a condição do coração importa! A Bíblia diz sobre o coração quebrantado e o coração contrito.
O que é um coração quebrantado? É um coração que não está endurecido, que não tem orgulho e vaidade em si mesmo, pois foi transformado por Deus.
O que é um coração contrito? É um coração que está em contrição, aflito e cheio de arrependimento. A etimologia da palavra no latim “contritus”, diz que é um coração esmagado, pisado, usado e desprezado.
Interessante destacar que nem todos que choram necessariamente possuem um coração quebrantado e contrito, mas Deus vê além das lágrimas e dos prantos. Deus não se impressiona com o sensacionalismo humano. Mas, então, o que é o verdadeiro quebrantamento? É a consciência de que somos pecadores e estamos completamente arrependidos de nossos pecados e falhas contra Deus, com a certeza que nada podemos fazer para mudar a nossa terrível condição de pecador.
Não é um arrependimento de atrição, mas um arrependimento de contrição. Esaú é um exemplo clássico de arrependimento de atrição, pois ele não lamentou o seu pecado, mas a perda do seu direito de primogenitura (Hebreus 12:17). Já Davi é um exemplo clássico de arrependimento de contrição, pois ele entendeu que ofendeu a Deus e até mesmo outras pessoas e quando identificou o seu pecado, correu desesperado para o Senhor clamando por misericórdia.
Davi não rasgou as suas vestes, mas rasgou o seu coração. Ele não estava à procura de defender a sua reputação, pois simplesmente desejava ter um coração limpo e ter a alegria da salvação de volta (Salmos 51:10). O coração limpo é um coração quebrado. Bem-aventurados são os limpos de coração, disse Jesus (Mateus 5:8).
O coração contrito biblicamente é um coração que busca o Senhor com base em quem é Deus e no Seu amor. Charles R. Swindoll disse que o coração contrito não faz exigências e não tem expectativas. Os indivíduos quebrantados e humildes ficam simplesmente gratos por estar vivos. Quando há arrependimento absoluto, resultando um coração quebrantado e humilde, a emoção transborda. É um coração que se volta exclusivamente para o Criador.
Quando nos arrependemos, Deus nos promete restituição e perdão mediante o sangue de Jesus. Ele não promete alívio das consequências, mas promete um alívio que só o Espírito de Deus pode dar. O coração contrito verbaliza: “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares” (Salmos 51:4). É um coração que assume a responsabilização por seus atos e comportamentos, além de não pedir a anulação de suas consequências, mas clama para ter a alegria da salvação de volta, porque as coisas efêmeras desta vida deixam de ter sentido para o homem com o coração quebrantado e contrito.
Como somos atraídos por Deus? Através do amor de Deus! Pois o amor d’Ele é atraente, envolvente e contagiante.
Deus enviou o profeta Natã para confrontar Davi e trazê-lo de volta. Natã é a expressão nítida para Davi de quanto Deus o amava. E quando Davi foi confrontado por Natã, ele percebeu o que estava acontecendo e teve uma confissão aberta, que é um sinal de um verdadeiro coração quebrantado. Davi entendeu que Deus está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de coração (Salmos 34:18). Entenda: se o seu coração não for quebrantado e contrito não haverá salvação para si.
Através de processos – O profeta Jonas foi quebrantado por Deus dentro do ventre de um peixe e ficou lá por três dias. Davi conseguiu esconder o seu pecado por algum tempo, Jonas também conseguiu fugir por certo período, mas ambos foram atraídos por Deus através de processos. Quem é o Natã de sua vida? Quais são as tempestades que você está negligenciado? A tempestade é um período em que aprendemos a levar Deus a sério. Quem ou o que Deus está usando para chamar a sua atenção? Lembre-se, Deus abriu a boca da jumenta para falar com o profeta Balaão, porque ele era duro de coração. O Senhor pode te atrair de várias maneiras, por isso, não tenha um coração endurecido.
Deus te atrai e te chama com o propósito de você se curvar diante d’Ele com o seu coração quebrantado e contrito. Ele pode usar pessoas, circunstâncias da vida e até mesmo a sua dor para que você reconheça a sua dependência n’Ele. Deus quer atrair o seu coração todos os dias para Ele, pois deseja se relacionar intimamente com você diariamente. Porém, o grande problema do homem reside dentro dele mesmo, no coração.
Encorajo-te a orar como Davi orou: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” (Salmos 139:23). Davi aprendeu a vigiar o estado do seu coração em oração. Depois da queda, ele se tornou um guardião do seu coração.
Por fim, o coração quebrantado e contrito é a evidência de uma espiritualidade saudável que permite sermos atraídos pela lei de Deus, sermos disciplinado através do amor de d’Ele e por Sua bondade e misericórdia todos os dias.
Coração quebrantado e contrito é um coração maleável.
Reflita: qual é o estado do seu coração?
Que palavra abençoada
Excelente texto