Não interessa qual é o perfil de negócio e nem o segmento de atuação, o momento de instabilidade econômica do país é fator de preocupação comum aos empreendedores brasileiros.
O sentimento de insegurança, somado às quedas nas vendas e na procura dos clientes pelos produtos e serviços ofertados, gera pessimismo.
A pressão para que sejam tomadas medidas capazes de reverter a situação, também pode levar muitos gestores de negócios a um colapso financeiro, um abalo que pode não apenas afetar toda a estrutura da empresa, como também a vida pessoal.
Pensando nisso, as organizações inteligentes, focadas nas mudanças e na excelência, entendem que o sucesso é fundamentado nas capacidades desenvolvidas pelos seus profissionais, como: produtividade, agilidade, capacidade de mudança, poder de aprendizagem e competência dos colaboradores.
Empresas bem-sucedidas são aquelas capazes de transformar estratégias em ações rapidamente, são eficazes também ao gerenciar processos de maneira inteligente e efetiva. Essas funções cabem ao Líder Brilhante!
A importância da liderança é uma combinação de comportamentos. O líder fornece instruções específicas sobre atribuições e objetivos e, a seguir, supervisiona atentamente o desempenho dos colaboradores. Começa então, um processo de orientação e treinamento.
O líder explica as ações a serem executadas, solicita sugestões aos liderados, elogiando, quando o objetivo é alcançado, porém continua a gerenciar o cumprimento das tarefas.
O apoio é fundamental, pois ele estimula e incentiva o colaborador. O líder e o liderado tomam as decisões juntos.
Há 4 pontos fundamentais que os líderes podem exercer nas empresas para driblar a crise:
- Eles enxergam a empresa como uma soma de partes: equipes, projetos e estratégias se encaixam para trazer resultados diferenciados para a empresa.
- Eles sabem tomar decisões equilibradas como ninguém: nenhuma decisão deve ser tomada antes de se equilibrar emoção e razão.
- Eles conhecem muito bem o mercado e as tendências: conhecimento sobre o mercado em que atua e as condições de economia local, são essenciais.
- Eles acreditam em ralações humanas duradouras: o bom relacionamento entre os superiores, pares e colaboradores, adaptando em cada contexto, é um fator primordial dentro das empresas.
Existem estratégias que podem ser usadas para superar o momento de crise a qual estamos enfrentando. Não podemos ficar imóveis, como que esperando apenas a ação de Deus nos salvar das adversidades.
Crises são sim, momentos difíceis, mas são momentos de ver a mão de Deus estendida para seus servos com toda sorte de bênçãos.
O fato é que Deus é fiel e nós devemos crer que mesmo em momentos difíceis, Ele está no controle e cuidado de nossa vida!