Entrevista com Doutora Luciana Nabuth

Para valorizar o poder de instrução para nossas crianças por meio da leitura, nesta edição a Revista Renascer entrevista a médica pediatra e escritora Dra. Luciana Nabuth, autora do recente lançamento “Guia divertido para crianças felizes”. No livro é abordado   diversos assuntos presentes no  universo infantil. Confira a entrevista para entender a importância deste hábito e conheça o livro que, segundo a autora, surge de uma inspiração dada por Deus.

  • Na sua opinião, qual o impacto que o hábito de leitura pode gerar nas crianças?

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), ler para os filhos e estimular a relação com livros desde a primeira infância resulta em um impacto positivo não só sobre a própria alfabetização e no desempenho escolar, como também estimula as habilidades cognitivas em geral. Parte do desenvolvimento infantil ocorre quando os pais leem em voz alta para os filhos. Além de ajudar no aprendizado de um idioma e na alfabetização, um novo estudo mostrou que a leitura e o brincar podem moldar o desenvolvimento social e emocional das crianças, principalmente quando a leitura é feita de modo interativo. O momento entre pais, filhos e os livros possui o potencial de ajudar a conter comportamentos problemáticos, como agressão, hiperatividade e dificuldade de atenção. Quando os pais leem mais com seus filhos, as crianças têm a oportunidade de pensar sobre os personagens, sobre seus sentimentos e aprendem a usar as palavras para descrever sentimentos que são difíceis, o que permite que eles controlem melhor seu comportamento ao terem contato com sentimentos desafiadores como raiva e tristeza.

  • Como os pais podem começar a introduzir os livros na rotina de seus filhos?

A leitura deveria ser introduzida enquanto o bebê ainda está na barriga da mãe, mas sabemos que essa ainda não é a realidade. Sempre sugiro que a mãe comece a ler para o filho de forma  mais precoce possível. A partir dos 4-6 meses de vida a criança já começa a segurar objetos em suas mãos, então podemos introduzir livros pequenos e que caibam nas suas mãozinhas. Uma opção são os livros de plástico na hora do banho e livros pequenos com ilustrações coloridas que ajudam muito na consolidação da rotina do sono. À medida que a criança vai crescendo, a complexidade do livro pode aumentar. Hoje existem os livros de encaixar peças, livros sensoriais nos quais a criança pode sentir as diferentes texturas, com sons e muitas outras opções para todos os gostos. O mais importante é que o momento da leitura seja divertido e prazeroso. O melhor são os livros com ilustrações chamativas e textos curtos, uma criança de 1 ano não se concentrará em leituras longas, por exemplo. Então, prefira livros com ilustrações chamativas e textos curtos.

  • Quando surgiu a ideia de escrever um livro para este público?

Sempre estimulamos muito a leitura na minha casa e nos deparamos com dificuldades em encontrar livros com bom conteúdo e que tenham os princípios. Quando meus filhos eram pequenos compramos livros de histórias e personagens bíblicos, mas quando começaram a ir para a escola, mesmo estudando em escola confessional cristã, comecei a observar a dificuldade em se encontrar um material didático que de fato acrescentasse informação para as crianças, que fosse interessante a ponto de prender a sua atenção e ainda ter princípios cristãos. Então, em uma tarde no início da pandemia, o Senhor literalmente me deu um livro de presente. Brinco que foi um “download” direto do céu.

  • Como a leitura do seu livro pode ajudar crianças a criarem bons hábitos?

Costumo brincar que as crianças de hoje estão mais exigentes, não se contentam mais só com o sim ou não, precisamos embasar, justificar o motivo pelo qual estamos dando determinada orientação. Quando elas leem em um livro, costumam aceitar mais facilmente as orientações. É o que vemos também no consultório. Muitas vezes os pais dizem que os filhos não querem comer determinado alimento, mas que passam a comê-lo após conversar com o pediatra. No livro converso com a criança e ajudo os pais a trabalharem com seus filhos. Também utilizei ferramentas mais interativas para captar a atenção dos pequenos e tornar o momento da leitura mais interessante. Ao longo do livro, por meio de QR-Codes, existem vídeos onde converso diretamente com as crianças sobre o tema da página.

  • Quais são os principais temas trazidos pelo seu livro?

Falamos sobre todos os principais temas da vida de uma criança! Desde alimentação saudável, hábitos de escovação de dentes, sono e brincar, até a importância da escola e tarefas de casa, relacionamento com os irmãos, acessibilidade a Cristo e identidade. Além disso, também equipo os pais para começarem a ensinar sobre medidas de prevenção de abuso sexual. Por meio das ilustrações, trabalhamos com a aceitação das diferenças criadas pelo próprio Deus, pois temos personagens que usam óculos, cadeira de rodas, loiro, moreno, asiático, etc.

  • Você cita alguns temas sensíveis, como a prevenção do abuso sexual infantil. Como o seu livro aborda esse tema?

Na parte onde falamos sobre o banho, dou uma introdução e logo em seguida, através de uma figura, ensino às crianças onde pode ser feito carinho e onde não pode. Tudo de uma forma bem lúdica e simples, pois esse tema já é por si só bem complexo. Além disso, temos um vídeo específico sobre esse assunto, onde converso diretamente com a criança, com uma linguagem infantil e roupas coloridas, que conta com a participação dos meus filhos de 6 e 9 anos na época, para deixar esse momento ainda mais leve.

  • Você tem recebido depoimentos de pais sobre a leitura do livro com seus filhos?

Demais! No último vídeo peço às crianças para me mandarem um vídeo contando a parte que mais gostaram e os QR-Codes tem sido um sucesso. Em segundo lugar, para minha surpresa, tem sido a parte da prevenção de abusos. Recebo ainda testemunhos dos pais dizendo que os filhos passaram a comer outros alimentos após lerem o livro.

  • Onde podemos comprar o livro?

Ele está disponível através do site, com entrega para  todo Brasil. Para as pessoas daqui de Goiânia, temos disponíveis na livraria da Igreja Batista Renascer, na Livraria Leitura no Goiânia Shopping, na Papelaria Objetiva (Av. T-7 esq. T-2), livrarias Jerusalém (Centro e Campinas) e também na loja Lipece (Praça do Sol).

Marina Oliveira Lopes Coelho

Graduada em Letras/Português, pós-graduada em Docência de Língua Portuguesa, professora universitária na área de Linguagem e Comunicação, redatora, revisora e responsável pela Editora Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x