Revista Renascer

mães professoras
Gerações

Mãe como professora: o que fazer?

Virei professora! E agora? Dentre tantas mudanças em nosso cotidiano devido a pandemia do Covid-19 certamente mudou bastante as nossas vidas, e principalmente a rotina de muitas famílias, especialmente as das mamães.

Confesso que buscar o equilíbrio com mais esta atividade diária não tem sido fácil. E o que agora é chamado de “novo normal” já é uma realidade há tantos meses que não existe escapatória: fomos obrigadas a encontrar meios de tornar tudo isso, no mínimo, mais tranquilo.

Você já imaginou se nós mamães tivéssemos de dar aula para nossos filhos (literalmente) sem nenhum material externo, como as vídeos aulas que as escolas nos enviam diariamente? A verdade é que estamos sendo apenas mediadoras entre nossos filhos, a professora e a escola! Não precisamos idealizar ou criar nenhum conteúdo para as crianças estudarem de fato, pois isso ainda vem da escola!

Entretanto, muitas mães reclamam dessa nova rotina. Talvez, porque as crianças, em sua grande maioria, se comportam muito diferente na frente das mães. Com isso, as atividades que durariam 15 minutos, duram o dobro ou triplo do tempo esperado.

Sem falar no estresse de repetir infinitas vezes a mesma coisa. Certamente, se a criança estivesse em ambiente escolar, tudo fluiria melhor!

A problemática existe. E a solução? Qual afinal? A verdade é que a solução é enfrentar a realidade. Vejo muitas mães desistindo antes mesmo de tentar, o que acho precipitado.

Certamente está ao alcance de todos realizarem as atividades que a escola de nossos filhos propõe. Portanto, ao invés de reclamar, um conselho é que você esteja em contato próximo com a professora e a escola para possíveis esclarecimentos e até reclamações!

Uma dica bastante eficaz e assertiva é definir prioridades. Infelizmente, as crianças não terão o rendimento escolar que teriam se a pandemia não existisse. Então, decidir pelas aulas online é lucro, e para que isso permaneça, defina as prioridades escolares!

Em alguns momentos podemos optar pelas aulas de leitura ao invés das atividades de artes. Ou em outras situações, permitir que a criança descanse um pouco, ao invés de forçar os estudos.

Lembre-se que este é o momento para você ser mais presente na vida de seu filho! Aproveite-o, seja da forma que for!

Mãe como professora: o que fazer?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo