Os passos de Jacó

Você conhece a história de Jacó? Já se atentou para os detalhes dessa história bíblica? Para entender melhor os passos de Jacó e compreender a sua história e chamado, temos que voltar até o seu nascimento, que está registrado na seguinte passagem:

“E, cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda; por isso, chamaram o seu nome Esaú. E, depois, saiu o seu irmão, agarrando sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou”. (Gênesis 25:24-26).

Somente por essas palavras escritas, já podemos entender que desde o seu nascimento, Jacó tinha um grande chamado para cumprir e um legado deixado por seu avô Abraão, a quem Deus prometeu ser pai de multidões.

É possível ver que desde o seu nascimento, Jacó almejou ter a benção da primogenitura e por isso ele não hesitou em enganar seu próprio pai e fazer com que seu irmão lhe concedesse a sua primogenitura em troca de um prato de comida. Dessa forma, é possível concluir que ele estava disposto a fazer o que fosse preciso para alcançar os seus objetivos.

A história segue contando que após enganar seu irmão, Jacó teve que fugir para um lugar distante. Apesar de muitos desafios, ele prosperou, casou e teve filhos, gerando então as doze tribos de Israel. No entanto, olhando para os passos de Jacó, vemos que ele precisou passar por alguns processos com Deus.

A verdade é que a transformação de Deus na vida de Jacó possibilitou que ele cumprisse o plano Divino com os descendentes de Abraão.

Vejamos então alguns passos de Jacó:

1 – Ele entendeu quem ele era perante Deus (Gênesis 32:22-32) – Neste capítulo, Jacó luta com um anjo até que reconhece quem realmente era, ou seja, Jacó (enganador). Assim, se queremos realmente uma mudança de vida, temos que chegar até Deus como realmente somos, para que dessa forma possamos ter uma verdadeira transformação em nossas vidas.

2 – Jacó teve que voltar para consertar o erro (Gênesis 33) – Aqui, Jacó encontra com seu irmão a quem enganou. Há o momento de perdão e, posteriormente, eles se alegram. Observe que foi Deus quem deu a estratégia para Jacó. Da mesma forma, Ele nos dá estratégias para consertar o que fizemos de errado no passado.

3 – O cumprimento da Palavra de Deus (Gênesis 49) –  Com a formação das doze tribos de Israel, ou seja, as tribos de Jacó. As doze tribos recebem este nome por serem decorrentes do nascimento dos doze filhos de Jacó (neto de Abraão e filho de Isaque), que teve um encontro com Deus, vindo a ter seu nome trocado para Israel. A Palavra de Deus se cumpriu na vida de Jacó e da mesma forma também acontecerá na sua vida.

Com a experiência de Jacó, podemos aprender que devemos ser sinceros com Deus, já que Ele nos conhece em nosso íntimo. Deus preparou para nós um futuro melhor do que podemos imaginar e, para isso, precisamos estar atentos à voz de Deus, aceitar as suas mudanças e ter um coração arrependido.

E você homem, também está disposto a viver nos passos de Jacó?

Denison Carvalho de Oliveira

Piloto Comercial e Pastor na Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x