Goiás com suas belezas peculiares, de gente acolhedora e paisagens de tirar o fôlego, vem se tornando um destino turístico cada vez mais procurado. Separamos para a edição do mês de dezembro, seis destinos para te ajudar a escolher onde serão as suas próximas férias.
- Alto Paraíso (420 km de Goiânia)
A paisagem do cerrado e as cachoeiras paradisíacas fazem da cidade um dos destinos mais incríveis para se conhecer. A Cachoeira Almécegas, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira dos Macaquinhos são algumas das mais visitadas da cidade, com incríveis poços em tons de azul claro e outras com intenso verde-esmeralda. Além disso, a cidade fica a 36 km do vilarejo de São Jorge, onde está a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde fica também o famoso Vale da Lua. De cânions a passeios de balão e paraquedas, a região conta com uma enorme abundância de opções.
- Aruanã (314 km de Goiânia):
Para aqueles que procuram pelo turismo de pesca esportiva, de aventura e ecologia, o destino é a cidade de Aruanã, banhada pelos Rios Vermelho e Araguaia, é conhecida como “Cidade Portal do Araguaia”. Nos bancos de areia que são formados ao longo do rio, as famílias montam grandes acampamentos, uma tradição que é repassada por gerações. Você poderá curtir as famosas praias de água doce, fazer passeios de barco, pescar e assistir a um belíssimo pôr do sol.
- Cidade de Goiás (141km de Goiânia)
Com sua arquitetura, parece mesmo uma cidade cenográfica. As ruas do centro histórico preservam as casas antigas, pequenas, com pinturas coloridas, janelas e portas de madeira voltadas para a rua. Além disso, calçadas e ruas estreitas são todas feitas de pedra. Entre as fachadas mais simples e as mais requintadas, com desenhos e detalhes, podemos imaginar os antigos moradores. Algumas casas foram transformadas em lojinhas, restaurantes, charmosos bistrôs e cafés. Paradas obrigatórias: em uma das ruas principais, numa casinha branca ao lado do rio, está o Museu Cora Coralina, que conta a história da famosa poetisa e doceira. Outra dica é o Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo de Goiás até 1933, o lindo e robusto casarão fica na Praça do Coreto.
- Pirenópolis (128 km de Goiânia)
Com seu jeito despretensioso e charme despojado, Pirenópolis conquista o coração dos turistas. A cidade conta com um centro histórico encantador, repleto de casarões coloniais e ruas de pedras. Suas famosas cachoeiras fazem com que o destino seja muito procurado. Entre elas: Cachoeira da Usina Velha, Cachoeira do Abade, Cachoeira Paraíso, Cachoeira do Rosário, Cachoeira dos Dragões são algumas das mais belas da cidade. Escolha a sua favorita e desfrute do passeio! Mas, não pense que “Piri” se resume a camping e ecoturismo, pois a cidade conta com uma rede hoteleira ampla, com hospedagens simples à hotéis boutique, com suítes de luxo que podem chegar a custar R$ 5.000,00 a diária. Ou seja, são opções para todos os públicos!
- Cristalina (280km de Goiânia):
Já imaginou fazer um mergulho em um lago azul belíssimo? Pois isso é possível, basta ir ao Adventure Park, que fica junto à Pedra do Chapéu. Você tem acesso a um mirante com vista de tirar o fôlego, e pode utilizar a estrutura aquática com stand up, boias, caiaques e mergulho. Também é possível visitar garimpos, onde estão localizadas as jazidas de cristais, pedras preciosas e seus artesanatos minerais. A cidade é repleta por belas paisagens e cachoeiras. Sem dúvidas, Cristalina merece estar na sua lista de destinos.
- Caldas Novas (170km de Goiânia):
Conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo com nascentes de águas que brotam naturalmente em temperaturas de mais de 35ºC. Com inúmeras opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos. Vários hotéis, imóveis para temporada, clubes e parques aquáticos com piscinas termais. Além disso, a cidade fica a poucos quilômetros do Hot Park, que já deteve o título de maior parque aquático da América Latina. Seus visitantes vão desde crianças que se divertem nos brinquedos e jogos aquáticos, à idosos que acreditam nas propriedades medicinais destas águas.