Quem foi Maria Madalena?

Maria de Magdala, popularmente chamada de Maria Madalena, era natural de Magdala, uma cidade rica e portuária, localizada à beira do Mar da Galileia, ao Norte de Tiberíades. Essa mulher teve o privilégio de seguir os passos de Jesus em todo o Seu Ministério, inclusive durante a Sua Vida, estando com Ele também na morte e ressurreição do Mestre.

Além disso, havia também outra descrição referente a reputação de Maria Madalena: ela era conhecida como a mulher pela qual Jesus tinha expulsado sete demônios (Leia Lucas 8:2), e por esse motivo, ela era uma mulher improvável, excluída e rejeitada pelos padrões humanos da época.

No entanto, Maria Madalena foi uma mulher amada e escolhida por Jesus para cumprir um propósito. Ao ser encontrada por Jesus, ela teve a sua vida totalmente liberta, curada e transformada, tornando-se uma relevante seguidora e discípula de Cristo. Maria Madalena também O serviu com seus bens e recursos, sustentando financeiramente o Ministério de Jesus, conforme declara Lucas 8:1-3.

Durante todo o Ministério de Jesus, além de Maria Madalena, outras mulheres também desempenharam papeis significativos, o que é notável, especialmente considerando o contexto cultural da época, que era bastante diferente do atual em relação às mulheres. Jesus reconhecia e valorizava essas mulheres, e como resultado, elas O seguiam e O serviam.

Maria Madalena seguiu Jesus até o dia da sua crucificação, conforme está descrito em Mateus 27:55-56. Ela permaneceu aos pés da cruz no pior momento da vida de Cristo, honrando-O com sua lealdade, por reconhecer quem Ele era.

Após constatarem que Jesus estava morto, os soldados retiraram seu corpo da cruz e o colocaram no sepulcro. Maria Madalena acompanhou de perto todo o processo para observar onde e como Ele seria sepultado. (Leia Marcos 15:46-47).

O que podemos aprender com a história de Maria Madalena? Quantos de nós estamos dispostos a seguir Jesus e estar aos pés da cruz, ansiando por Sua presença? A Bíblia relata que na manhã de domingo, após a crucificação, Maria Madalena e algumas mulheres foram ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus com perfumes, seguindo o costume da época. Ao chegarem lá, encontraram a pedra da entrada removida e o corpo de Jesus não estava mais lá.

Maria Madalena permaneceu sozinha à entrada do sepulcro, chorando e perguntando onde Jesus estava. Ela não se contentou apenas com as evidências da ressurreição, mas buscou pela presença d’Ele. Foi diante das lágrimas de Maria Madalena que Jesus Cristo se revelou a ela e a chamou pelo nome. Então Jesus disse:“Vá porém, a meus irmãos e dize-lhes: estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês ” (João 20:17).

Nessa passagem da Bíblia, percebemos que Jesus reafirmou o chamado de Maria ao declarar a sua identidade como filha do Pai e seu pertencimento a Deus. Assim, ela anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” Contando-lhes o que Ele lhe disse (João 20:18). Maria tornou-se a primeira testemunha da ressurreição de Jesus!

Assim como aconteceu com Maria Madalena, quero lhe dizer, caro leitor, que Jesus também o conhece pelo nome e que você foi escolhido para um propósito. Ele deseja se revelar a todo momento, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. Acredite: o Cristo Ressurreto, que venceu a morte, também deseja se manifestar a você, perdoando seus pecados e trazendo salvação, vida eterna, esperança, consolo, cura e libertação.

Ellen Marcia Alves Rezende Cardoso

Pastora Auxiliar da Igreja Batista Renascer, líder do Curso Mulher Única Graduada em Enfermagem, Pós Graduação em Saúde da Família. Mestre em Saúde Pública e Especialista em Inteligência Emocional e Análise Comportamental. @ellenmarciacardoso

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x