Receita de bolo para a páscoa

A celebração da Páscoa carrega como significado principal a memória do sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade e além disso, é um lembrete eterno de que, após o terceiro dia, o nosso Senhor ressuscitou. Nessa coluna, gostaríamos de lembrá-los que desde os tempos de Cristo, a Páscoa era a ocasião perfeita para a reunião com pessoas queridas e para transformar o ato de alimentar-se em um momento de harmonia e de profunda comunhão.

Sabemos que para a nossa sociedade, Páscoa e chocolate aparecem sempre unidos no pensamento da grande maioria! Tornou-se parte de nossa cultura. Por isso, que tal preparar um delicioso bolo de cenoura com brigadeiro gourmet ou um bolo de chocolate com iogurte natural para essa data tão importante?

Abaixo, você irá conferir o passo a passo dessas receitas de Fabrícia Correia, confeiteira profissional e dona do perfil @fabriciacorreiaconfeitaria no Instagram.

BOLO DE CENOURA COM BRIGADEIRO GOURMET

Ingredientes para a massa

  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 3 cenouras médias
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico

Modo de preparo da massa

No liquidificador adicione os ovos, o óleo, a pitada de sal e bata até obter um volume. Em seguida, acrescente o açúcar e as cenouras raladas e bata bem. Em um refratário, misture o líquido que acabou de bater com a farinha de trigo. Uma dica é peneirá-la para evitar grumos! Misture com leveza todos os ingredientes e acrescente o fermento biológico.

Dica opcional:

No momento de encher a terceira xícara com farinha de trigo, acrescente um pouco de amido de milho! Dessa forma, o bolo ficará leve e macio.

(É aconselhado que antes de começar a receita você já deixe o forno aquecendo!).

Ingredientes para a cobertura

  • 1 leite condensado
  • 1 creme de leite
  • 1 barra de chocolate 100 gramas
  • 1 colher de sopa de margarina
  • Leite integral (use a medida de uma caixa de creme de leite).

Modo de preparo da cobertura

Leve ao fogo médio e mexa bem até obter um ponto consistente, parecido com a textura de uma papinha de neném. Quando o bolo já estiver frio, despeje a cobertura sobre ele!

Toque final opcional:

Para acrescentar brigadeiros gourmet por cima da receita, separe:

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (50% cacau)
  • 100 gramas de chocolate em barra meio amargo
  • 1 colher de manteiga sem sal

Para o preparo, mexa todos os ingredientes antes de ir ao fogo. É interessante usar uma panela de fundo grosso. Mexa a mistura e assim que parar de borbulhar, desligue o fogo e após esfriar, embale a mistura no papel filme. No outro dia, ele ficará com a textura ideal para fazer as bolinhas e dar o toque final à receita!

BOLO DE CHOCOLATE COM IOGURTE NATURAL

Ingredientes para a massa

  • 3 ovos
  • 1 pote de iogurte natural (170g)
  • Medir no mesmo pote do iogurte (1 de açúcar)
  • Medir (3 de farinha de trigo)
  • Medir (1 pote de óleo)
  • Medir (1 pote de chocolate a 50% cacau)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico.

Importante : Ligar o forno a  180° antes de iniciar o preparo da receita

Modo de preparo

Na bateria em potência média, bater os ovos e o óleo até virar uma espuma. Em seguida, acrescente o iogurte natural, o açúcar e a pitada de sal. Bata bem. Nessa mistura, acrescente a farinha (peneirada) e misture com a mão, com leveza para não perder o ar da massa. Depois disso, coloque o fermento biológico. Unte a forma com margarina e farinha de trigo. Leve ao forno em temperatura média por cerca de 30 minutos. Para saber se a massa está assada, basta espetar  um palito. Caso ele saia limpo, significa que o seu bolo já está assado.

A cobertura do bolo de chocolate é a mesma do bolo de cenoura.

 

Gostou dessas receitas? Faça a receita em sua casa e nos envie as imagens do resultado pelo nosso instagram @revistarenasceribr!

A história por trás das formas e coberturas

No momento em que Fabrícia Correia, autora das duas receitas anteriores, foi convidada pela equipe da Revista Renascer para colaborar com a nossa edição, recebemos respostas emocionadas de agradecimento e alegria pela oportunidade proposta. Entre planos e ideias para receitas, Fabrícia deixou escapar que um dos seus grandes sonhos era ver a si mesma em fotos caracterizadas com a roupa de confeiteira. Parecia uma aspiração distante, que agora iria se concretizar.

A equipe da revista se comprometeu em conseguir a vestimenta emprestada, entrando em contato com uma outra profissional do ramo de doces. O resultado foi além do esperado, já que, ao entrarmos em contato com Dielly Parreira, a doceira e psicóloga ofereceu uma roupa de confeiteira nunca usada para presentear Fabrícia. Nesse momento, o que era o caminho para uma receita de bolo, transformou-se em uma missão para realizarmos um sonho simples, mas cheio de significado.

“É um sonho! Há três anos que um dia eu sonhei em vestir uma roupa assim, obrigada Senhor”, declara Fabrícia no momento em que abriu a caixa com a roupa separada para a sessão de fotos. Ela conta que durante o ano, as fotos produzidas para serem postadas em seu perfil profissional, assim como a roupa, eram alvos constantes de suas orações.

Enquanto coloca os doces delicadamente sobre o prato em cima do balcão para enfeitar os bolos para as receitas, ela mistura dicas de culinárias com trechos da sua própria história. “A confeitaria surgiu depois da minha gravidez, eu sempre trabalhei na área comercial e não sabia fritar um ovo, mas sempre gostei de fazer bolo de chocolate e de cenoura. Quando tive o meu filho, me vi sem opção de voltar para o mercado de trabalho, já que não tinha ninguém para ficar com ele. Foi então que meu esposo me deu a ideia de fazer bolo de chocolate para vender”, conta. A dúvida sobre qual seria o seu propósito e de que forma poderia ajudar as pessoas, também aparecia entre seus pedidos de oração. Primeiro, surgiram os bolos de chocolate e de cenoura, depois, a paixão pelos bolos decorados.

“Eu tenho o objetivo de um dia abrir a minha própria doceria e poder compartilhar com as pessoas o meu conhecimento. Tudo que eu faço na confeitaria é Deus me ensinando. Eu já deixei um bolo cair, quebrar e até entreguei bolo de casamento só aos pedaços”, explica misturando risadas e lágrimas ao lembrar de suas próprias experiências.

Em um momento de distração, uma nova caixa aparece nas mãos de Dielly, que resume para Fabrícia o motivo de estar ali. Quando a caixa com a roupa de confeiteira é entregue em suas mãos, mais lágrimas e agradecimentos surgem no espaço, enquanto abraça o presente com emoção. No vídeo abaixo, você confere o momento de entrega da caixa e as reações de Fabrícia, que compartilha os registros dos seus bolos decorados no perfil @fabriciacorreiaconfeitaria.

“Eu só tenho a agradecer a Deus e a vocês. Sempre que eu puder abençoar a obra do Senhor com o meu trabalho, podem contar comigo. Existem crises e fases difíceis, mas eu passei o mês todo orando ao Senhor, para que Ele me ajudasse a não desistir. Essa roupa que eu estou vestindo aqui é um sonho. E eu falo: não desista! Nada vai me tirar desse caminho”.

Fabrícia Correia dos Santos

Fabrícia Correia dos Santos

Confeiteira, Formada em Tecnologia de Alimentos pelo SENAI. Contatos: @fabriciacorreiaconfeitaria. Facebook: Fabrícia Correia Bolos e Brigadeiros. Whatsapp (62) 99381- 0576

Você também vai gostar de ver