Revista Renascer

ser mãe
Entrevistas

Ser mãe muda tudo!

Em homenagem ao mês das mães, a Revista Renascer entrevistou 3 mulheres com experiências distintas, para saber as diversas perspectivas da maternidade, afinal ser mãe muda tudo! Confira a entrevista:

Ser mãe muda a nossa história? Como a chegada dos filhos mudou a sua vida?

Lucília Abrantes Procedino Condeixa – 70 anos – Pastora na Igreja Batista Renascer e mãe de 3 filhos adultos.

Ser mãe muda a nossa história, pois ao sabermos que estamos esperando um ser, a nossa mente, alma e coração mudam completamente. Sentimentos como excitação, expectativa, medo e ansiedade tomam conta do nosso ser. Há perguntas que são frequentes na vida de uma mãe, como: será que seremos capazes de criar os nosso filhos? Será que seremos capazes de ajudar a forjar o seu caráter de acordo com a vontade de Deus? Graças a Deus sou mãe, do contrário seria incompleta. Se tornar mãe é a maior viagem das nossas vidas, pois antes dependíamos de Deus para guiar as nossas vidas, agora com os filhos, dependemos literalmente em tudo, pois Deus é quem forja o nosso coração para embarcarmos na melhor e mais sublime viagem de todas, que é a maternidade. Tenho três filhos e quatro netos. Eles são os meus tesouros, verdadeiramente são herança do Senhor.

Annelisa Silva e Alves de Carvalho Santos – 31 anos – Ministra de Louvor na Igreja Batista Renascer e mãe do Théo, de 2 meses.

O Théo foi planejado. Eu e meu marido temos 7 anos de casados, e decidimos ter o nosso filho quando eu terminei o doutorado e completei 30 anos. Correu tudo bem, ele nasceu na data prevista. Posso afirmar que a vida da mãe se torna “vida de mãe” de verdade após o parto. Antes disso nós temos aquela emoção e o pensamento de como será a rotina, mas a chave só vira quando o neném nasce. Desde o dia 11 de fevereiro de 2020 a minha vida mudou completamente!

Podemos acompanhar tudo sobre maternidade, mas só sabemos realmente na prática. É muito bom se informar, mas a prática e o instinto são primordiais. Precisamos confiar que é Deus que nos capacita. Os meus primeiros desafios começaram na amamentação, pois tive um começo bem difícil com ferida no seio. Meu sono mudou, qualquer respirada mais profunda eu já acordo. Ficamos mais alertas e nos preocupamos mais. Além disso, a rotina não é a mesma, pois os meus horários mudaram por ele, no entanto, não consigo imaginar a minha vida sem o meu filho. Quando ele começa a retribuir, compensa tudo!

Ser mãe muda a nossa história? Como a chegada dos filhos mudará a sua vida?

Dalilia Garcia da Silva – 30 anos – Personal Trainer – Membro da Igreja Batista Renascer, casada há 1 ano e 5 meses. Ainda não é mãe, mas pretende ser no futuro.

A chegada de um filho mudará completamente a organização, rotina e prioridades, tanto minha quanto do meu esposo. Acredito que o planejamento familiar passará por mudanças drásticas para se adequar à nova realidade. Umas das minhas maiores preocupações é quanto ao meu trabalho. Sei que mudarei completamente os meus horários de atendimento aos meus alunos, e já estou consciente de que terei que reduzir em 60% os meus atendimentos presenciais e ampliar o meu atendimento online para trabalhar em casa. Outra questão que me preocupa é se terei coragem de deixar meu filho bebê em uma creche para ir trabalhar, acho que será uma escolha dolorosa pra mim nesse primeiro momento, pois no meu planejamento pretendo voltar a trabalhar 2 meses após o parto. Acredito que a vida íntima do casal também será afetada. Na minha percepção, a chegada de um filho reduz os momentos românticos e apaixonados nos primeiros meses. Acredito que os dois precisam ser companheiros para lidar com as necessidades da nova rotina, com as tarefas da casa e com a vida pessoal de cada um.

Sinceramente, tenho medo dessa nova realidade que viverei quando for mãe, e acredito que na atualidade muitas mulheres têm adiado a maternidade devido a projetos de ter uma carreira sólida e bem-sucedida. Um preço que temos pagado por conquistar um espaço na sociedade e eis que no meio de toda essa pressão, ainda temos o desafio de conciliar essa rotina com a maternidade. Com certeza será um desafio para mim!

Ser mãe muda tudo!

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo