Revista Renascer

ano perdido
Artigos

2020: um ano perdido?

O mês de julho que se passou, foi um mês muito importante e marcante, veja o porquê: estamos na metade do ano de 2020 e é o momento ideal para revisar tudo aquilo que você projetou para esse ano.

Talvez você me diga: “em que mundo você está, Rafaela? Esse ano já está acabado. E a chance de alguma coisa de bom acontecer é zero!” Mas, eu te respondo: estou no mesmo mundo que você. E te digo quais são as minhas expectativas para esse ano.

Eu e meu esposo Rildo temos uma empresa há mais de 11 anos, chama-se Fábrika de Etiquetas. Somos ativos na  Igreja Batista Renascer e temos dois filhos lindos e amados, o Cláudio e o Enzo.

Assim como muitos empresários brasileiros, tínhamos acabado de nos recuperar de uma crise “braba” que nosso país passou. Nos reinventamos muitas vezes, e finalmente projetamos para 2020, o tão esperado “crescimento”. Investimos em parcerias, eventos e divulgações. Na Igreja Batista Renascer foi  lançado o “ano do propósito” e nossos corações se encheram de sonhos. E logo no início do ano, vimos um enorme balde de água fria nos encharcar.

Assim como foi para você, naqueles primeiros dias de quarentena, me veio aquele sentimento de negação. “Quinze dias e isso tudo estará superado”. E com o passar dos dias, não foi isso o que  aconteceu. As receitas da nossa empresa e da nossa família caíram para quase a metade e tive que ouvir de muitos amigos, que eu deveria  estar feliz por não estar em piores condições.

Projetos e sonhos que estávamos prestes a  executar foram interrompidos. E foi nesses dias que eu passei a entender que Deus tinha um plano muito maior com tudo isso. Havia um lindo plano de transformação para mim e para o meu coração.

Lembro-me claramente de um dia de aconselhamento com o  pastor João Queiroz, em que ele disse, entre outras coisas, “provavelmente um pequeno ajuste vai mudar todas as coisas, vocês podem ter uma vida bem melhor”. E essas palavras cravaram no meu coração e no do meu esposo. A confiança total em Deus se tornou indispensável. Entendemos que teríamos que fazer mudanças, algumas dessas iriam ser de cortar o coração. Era necessário crer que Deus estava cuidando de nós, mesmo em dias turbulentos. E assim foi.

Enfim, paramos para pensar e refletir sobre muitos valores que estavam guiando os nossos dias. Sobre o que realmente importava para nós, e sobre quem  realmente era essencial em nossas vidas, e ainda, sobre coisas que fazíamos no nosso trabalho só para ter um “status”, e que na verdade eram pura vaidade.

Assim como em um barco que ameaçava afundar, nós jogamos fora muitos pesos que estavam atrapalhando a nossa caminhada, e a palavra de resumo para esses dias foi “ressignificação”.Percebemos o quão mais simples a nossa vida pode ser e que nossos sonhos não deveriam diminuir para se adaptarem à difícil realidade do “hoje”. Nossa família passou a ter uma prioridade enorme. Esse tal “novo normal” não poderia, de jeito nenhum, ser justificativa para ficarmos parados.

E para você, que verdadeiramente  deseja no seu coração que esses dias sejam cortados da sua história, espero mesmo que você possa tirar pelo menos uma importante lição para a sua vida, sobre o que o ano de 2020 pode  nos ensinar. Eu te garanto, estou “entendendo o recado” de Deus para esses dias e foi libertador.

Novamente, reabri os meus olhos e vi um mar de oportunidades nos dias que virão. Ainda estamos no “ano do propósito”, e minha ótica mudou bastante. Meu coração novamente se encheu de expectativa, e com olhos brilhando, eu te digo: te desejo um ano de 2020 vitorioso. Você pode todas as coisas naquEle que te fortalece!

Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque Ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:7).

2020: um ano perdido?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo