5 motivos para procurar o urologista

A responsabilidade da figura masculina no ambiente familiar e na sociedade, levanta a questão sobre a importância de preservar a saúde e a longevidade do homem, a fim de exercer bem a sua função de guiar e proteger, segundo os valores cristãos. Nesse sentido, enumeramos os cinco principais motivos pelos quais o homem precisa estar atento para procurar o urologista.

  • A prevenção e tratamento de doenças da próstata é o principal motivo das consultas urológicas. Além das neoplasias (tumores), a próstata também é alvo de outras patologias, como infecções (prostatites) e hiperplasia (aumento de tamanho). Essas doenças podem provocar dificuldade para urinar, prejudicar o funcionamento dos rins, e mesmo levar à morte.
  • As disfunções sexuais (problemas com a libido e potência, distúrbios do orgasmo e ejaculação) são aspectos muito importantes na saúde. O tratamento desses distúrbios, ajuda o homem a atingir sua plenitude de bem-estar e felicidade, melhora o relacionamento conjugal e a segurança para o enfrentamento das diversas situações da vida em sociedade.
  • A prevenção e o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, nas diversas idades, colocam o urologista em contato com as situações de risco do comportamento sexual masculino. Além de tratar, o urologista orienta sobre medidas preventivas para impedir a disseminação dessas doenças.
  • Os adolescentes e adultos jovens também são um público importante para uma consulta urológica. Diversas preocupações atingem a saúde do homem nessa faixa etária: problemas com o desenvolvimento sexual, infertilidade, preocupações com o corpo e os órgãos sexuais. Isso reflete a grande quantidade de jovens que buscam tratamentos estéticos e fazem suplementação hormonal, na maioria das vezes, sem indicação e acompanhamento de profissional responsável, o que pode comprometer e causar danos à saúde pelo resto de suas vidas.
  • Outra doença que atinge os homens em diversas idades, e também as mulheres, são os cálculos renais (pedras nos rins). Na maioria das vezes, estão associadas a fatores genéticos e hábitos de vida e podem causar a terrível cólica renal, e levar a outras situações de risco, como infecções e perda da função dos rins.

Portanto, a busca pela saúde urológica não se limita apenas à prevenção e tratamento de doenças físicas, mas também se estende ao bem-estar emocional e social do homem.

Dr. Flávio Marques dos Santos

Médico Urologista, Especialista em Cirurgia Robótica. Corpo clínico do Hospital Santa Helena, Hospital Israelita Albert Eistein e CEBROM Oncoclínicas

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x