Uma fala temperada

imagem: envato

48

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. (Colossenses 4: 6).

O livro de Colossenses é inteiramente dedicado a instruções e escrito com um propósito intencional. Trata-se de uma coleção de sabedoria destinada à igreja de Jesus Cristo, com orientações claras do Apóstolo Paulo para que os cristãos se comportem de maneira digna de quem leva o nome de Cristo.

A verdade é que não podemos ler essas instruções sem levá-las a sério. Não seria prudente lê-las e não enxergar a seriedade e a intencionalidade expressas por um homem que as escreveu de próprio punho, mesmo sob opressão e o peso das algemas (Colossenses 4:18).

No coração e nas palavras do apóstolo Paulo, havia uma intenção clara: “Igreja, mostre sua relevância apresentando Cristo”. Todas as instruções contidas no livro de Colossenses convergem para um sentido único: o testemunho que é proclamado por meio da vida dos crentes.

Assim, a instrução do Apóstolo Paulo é clara: estejam prontos e preparados para mostrar Cristo, e que suas vidas demonstrem quem Cristo é, e se for necessário falar, que as palavras sejam usadas com sabedoria, aproveitando cada oportunidade. Que elas gerem transformação, tenham profundidade e revelem a essência de Cristo Jesus.

Repare que há uma grande diferença entre “fala agradável” e “fala temperada”. Muitas vezes, lemos essa instrução sem dar a devida atenção. A “fala temperada” representa a orientação para que nossas palavras não sejam ditas de forma descompromissada com o Evangelho.

Dessa forma, a “fala temperada” consiste em acreditar que palavras proferidas, embasadas na Palavra de Deus, têm o poder de transformar vidas. Ela é proposital e intencional, sendo capaz de sempre revelar a verdade de Cristo.

Portanto, o meu conselho é para que neste ano que se inicia, não desperdice tempo com discussões tolas e vazias (2 Timóteo 2:23). Em vez disso, revele Cristo por meio da verdade, expondo-a de forma intencional e relevante.

É interessante que o Apóstolo Paulo destaca um senso de urgência ao orientar sobre a importância de aproveitar cada oportunidade para nos posicionarmos com sabedoria (Colossenses 4:5). Então, pare e reflita: quantas oportunidades surgem em nosso dia para apresentar Cristo? Avalie de que forma essas oportunidades estão sendo utilizadas e se o que falamos e fazemos reflete verdadeiramente a essência de Cristo.

Por isso meus irmãos, há um convite urgente para atentarmos a essa responsabilidade, e não cabe a nós desprezá-lo. Portanto, utilize seus dias e sua força para proclamar a obra redentora de Cristo, empregando todos os recursos para que Seu nome seja conhecido.

Que de sua boca saiam palavras de conforto e alento para aqueles que precisam de uma mão estendida, pois a fala temperada realça, dá sabor e desperta sede. Assim, que suas conversas sejam intencionais, capazes de causar sede e fome pela Palavra de Deus.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x