“Eu lhes digo a verdade: se tivessem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Mova-se daqui para lá’, e ele se moveria. Nada seria impossível para vocês.” (Mateus 17:20).
Sempre que leio esse versículo, a imagem que se forma na minha mente é justamente a que quero convidar a refletir neste texto. Você já imaginou que cena cinematográfica seria uma montanha se soltando do chão e se transportando para outro lugar? Como naqueles filmes de super-heróis, em que, com força sobre-humana, eles elevam grandes porções de terra, com casas, pessoas, vilarejos ou até mesmo cidades inteiras, e assim voando, carregam tudo de um lugar para outro, mantendo todos ali sãos e salvos de qualquer perigo.
É interessante imaginar que, em outra passagem bíblica, o próprio Jesus torna essa cena ainda mais impactante. Em Marcos, capítulo 11, versículo 23, Ele afirma ser possível, por meio da fé, não apenas transportar uma montanha inteira, mas também lançá-la ao mar. Imagine só o tamanho desse evento? Seria fantástico!
Sou bombeiro militar há mais de 20 anos e, por diversas vezes, atuei em incêndios de grandes proporções em regiões de serra ou em montes de pequeno e médio porte. Geralmente, são lugares em que o combate às chamas é extremamente difícil, por se tratar de locais com acesso complicado e deslocamento lento, quase sempre feito a pé, carregando vários equipamentos.
Nesses cenários, tudo o que eu mais queria era poder dizer àqueles montes em chamas que se erguessem e se lançassem no primeiro lago ou rio que houvesse por perto. Pronto, fim do incêndio!
Ao analisar o texto de Mateus 17:20, percebemos que, quando Jesus diz que, através da fé, é possível mover uma montanha de lugar, Ele não está falando sobre uma fé que atende aos nossos caprichos. A questão aqui não é sobre paisagismo. Não se trata de preferências pessoais quanto à localização desta ou daquela montanha, nem, muito menos, de atender à vontade de quem simplesmente não acha aquela montanha bonita onde está. Também não se trata de uma demonstração de poder para autopromoção, como se eu quisesse me exibir diante de um público, mostrando que sou incrivelmente capaz de mover uma montanha, como um super-herói de força descomunal.
O exercício da fé para mover montanhas, descrito por Jesus neste texto, não tem como propósito me permitir, nos dias atuais, facilitar o meu trabalho como bombeiro, lançando um monte em chamas dentro de um lago para apagar um incêndio gigantesco, sem que eu precise fazer sequer o mínimo esforço físico.
Mover uma montanha, neste texto, representa remover de diante de você todo obstáculo que impede, paralisa ou dificulta sua capacidade de avançar. Interessante destacar que para os judeus daquela época, retirar uma montanha simbolizava ter um terreno plano e limpo para o plantio, uma estrada reta e liberada para viajar, uma enorme e bela planície para criar o gado e as ovelhas, uma vez que a nação de Israel surgiu e se desenvolveu numa região montanhosa.
Mas a melhor parte deste texto é saber que, para realizar todas essas coisas, e sermos capazes de remover da nossa frente aquilo que parece impossível, não precisamos de um superpoder. Basta apenas ter fé. A capacidade de tirar do caminho o que nos impede de avançar está justamente no reconhecimento de que somos totalmente incapazes, e que com a nossa própria força, nada sairá do lugar. Mas, quando deixamos que Ele assuma o controle e colocamos a nossa fé n’Ele em ação, os maiores e mais intransponíveis obstáculos se moverão.
Observe, por exemplo, que na Bíblia vemos Jesus afirmar que seus discípulos foram incapazes de curar um menino endemoniado por causa da fé pequena que tinham. E, imediatamente em seguida, Ele declara que mesmo uma fé pequena é capaz de mover montanhas. À primeira vista, pode parecer uma contradição. No entanto, essas afirmações revelam que a questão jamais foi o tamanho da fé em si, mas sim em quem essa fé está firmada.
Portanto, é preciso ter em mente que, com uma fé bem firmada e fundamentada Naquele que tem todo o poder, poderemos avançar, mesmo diante de obstáculos intransponíveis que surgem diante de nós e que tornam a vida mais difícil, impedindo-nos de romper.
Então acredite: se a nossa fé estiver fundamentada em Cristo, nada poderá nos deter. Não importa o quão pequena seja a nossa fé, ainda que seja do tamanho de um minúsculo grão de mostarda, ela terá poder.
Creia, pois Aquele que é infinitamente maior e mais poderoso do que qualquer montanha, moverá céus e terra para cumprir a Sua boa, perfeita e agradável vontade a nosso favor. Basta apenas crer e você também verá as montanhas se moverem.