Outubro Rosa: um lembrete de amor por você

imagem: envato

De acordo o filósofo Zygmunt Bauman, vivemos em uma modernidade de valores líquidos, marcada pela busca de soluções rápidas e efêmeras. Essa realidade também se estende ao campo da saúde: ciclos circadianos desequilibrados, alimentação rica em fast food, relacionamentos frágeis, uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica e sedentarismo. Tudo isso gera um estresse absurdo, interferindo na homeostase do organismo e favorecendo fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até o final de 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, o que pode gerar cerca de 18 mil mortes. Embora rara, a enfermidade também pode acometer homens, representando aproximadamente 1% dos casos. Nesse ínterim, surge a necessidade de ações de prevenção e tratamento por parte dos governos e da sociedade, como o Outubro Rosa (campanha de prevenção contra o câncer de mama).

A verdade é que poucas doenças são tão estudadas quanto as oncológicas, e é importante lembrar que o câncer não é uma sentença de morte. Quando descoberto no início, as chances de cura são bastante elevadas. Por isso, toda mulher deve buscar se conhecer e realizar acompanhamento ginecológico regular.

Recentemente, o Ministério da Saúde, em protocolo oficial do SUS recomendou o   rastreamento populacional bienal por meio da mamografia dos 50 anos até os 74 anos de idade, sendo que a partir dos 40 anos há acesso garantido ao exame. Isso demostra um grande avanço do interesse público em abarcar o maior número de mulheres para um possível diagnóstico.

Como cristã e médica, compreendo que cuidar do nosso corpo é um ato de responsabilidade, honra e amor a si mesmo. O Deus Todo-Poderoso nos formou de maneira maravilhosa e, em Romanos 12, nos lembra que devemos oferecer o nosso corpo como sacrifício vivo e agradável a Ele. Por isso, cuidar da saúde é também um dever espiritual e individual.

Por isso, cuide-se: pratique atividade física, mantenha uma alimentação saudável, faça acompanhamento médico, durma bem, cultive bons relacionamentos e, se possível, alivie o estresse.

E, por último: ame-se, porque você é uma obra preciosa do Senhor!

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x