Como descobrir o seu propósito ainda na juventude?

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos”. (Efésios 2:10)

           Essa passagem bíblica precisa ser verdade em nossas vidas. Se estamos em Cristo Jesus, é sinal que fomos feitos por Deus, para executarmos boas obras nesse mundo. Esse é o nosso propósito. Precisamos ter a clareza acerca do nosso propósito de vida.

Se você acredita e vive o “Cristo em nós”, o próximo passo é compreender que Deus nos fez únicos. Isso significa que a execução do propósito de cada um será diferente, porém, tendo o mesmo objetivo, que é praticar as boas obras e representar Cristo aqui nesse mundo. Entenda que o nosso propósito nasceu conosco. “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. (Salmos 139:16).

Para descobrir o seu propósito é necessário fazer algumas reflexões acerca de sua própria história, experiências e fatores que te marcaram. Responda: quem você era antes de Cristo? Em qual situação você veio até Ele? Quais são os seus dons? (Os seus dons são ferramentas que te equipam para a execução do seu propósito). O que faz o seu coração queimar, ou seja, qual é a sua paixão?

Vemos muitas dessas perguntas em testes de aptidão, e isso é muito real também na descoberta do nosso propósito. Compreender o propósito ainda na juventude te fará mais ágil, satisfeito e útil para a expansão do Reino. No linguajar popular, seria não ficar por aí, batendo a cabeça.

Pode ser que os traumas da vida te trouxeram para Cristo, e por isso você foi tocado pelo poder do Espírito Santo. Em virtude disso, foi despertada uma paixão em seu coração para contribuir com outras pessoas a também superar as suas dores.

Talvez você tenha se perguntado: isso é um propósito de Deus para mim? Por que não seria? Deus tem regido a sua história até aqui, e isso também é executar as boas obras, é ser um exemplo de Cristo.

Logo após a minha conversão, entrei em uma busca frenética para compreender o motivo da minha existência. Certo dia, depois de longos momentos de oração, leitura da Palavra de Deus, e de responder as perguntas que eu lhe sugeri, ouvi Deus claramente me dizer que iria me levar em vários lugares para falar do Seu amor. O Senhor me fez lembrar dos missionários que eu via na igreja quando era criança. Confesso que chorei muito e fiquei um pouco decepcionada, pois a ideia que eu tinha sobre os “missionários” era de pedintes e pessoas que não tinham dado certo na vida.

Deus pediu os meus sonhos e projetos profissionais. Para mim, o meu propósito custou abrir mão de um projeto e uma carreira na área de administração. Me custou prazeres pessoais e ausência dos almoços em família. Mas, o Espírito Santo me ensinou a excelência do amor. O Senhor me disse que na mesma proporção que eu me doasse, mais próspero seria o meu caminho, e realmente foi assim. Estive em lugares que meu dinheiro e influência jamais me levariam. Fiz coisas e vi tantas outras, que nem o homem mais rico poderia comprar ou ver. Hoje, nada me fez tão bem quanto o fazer a Vontade de Deus. A satisfação interna me faz lembrar das palavras de Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou”. (João 4:34).

Em uma estatística, o Teólogo Peter Wagner relata que somente 5% das pessoas tem o propósito integral nos templos, o restante dos 95% foram chamados para viver o propósito em outras esferas da sociedade. Por isso, desafio você jovem, a abrir os seus olhos sem religiosidade. Veja onde os seus pés irão anunciar as boas obras de Cristo, e em quais lugares a excelência de Deus será revelada através de você. Siga em frente e não desista, pois o mais Ele fará em sua vida!

Pra. Gi Gomes

http://contato@batistarenascer.com

Graduada em Gestão Executiva e Teologia. Participou de missões transculturais na África do Sul, Moçambique e também missões urbanas no Brasil. Pastora auxiliar na Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x