Com o final do ano à porta, é sempre um ótimo momento para uma autoavaliação.
Não sei como correu o seu ano, se os seus objetivos foram alcançados ou não, mas sei de uma coisa: se você está lendo esse artigo, é porque está vivo e apenas isso é motivo mais que suficiente para agradecer a Deus depois de tantas vidas perdidas pela atual pandemia e por outras causas também.
Por isso, tenha esperança de um 2022 de restituição da parte do Senhor!
Talvez tenha sido um ano de algumas vitórias, mas por outro lado, você lamenta alguns erros cometidos. É importante essa reflexão, porque pior que errar é continuar no erro. Deus não espera que o ser humano não erre, Ele espera que o homem se arrependa dos seus pecados.
Para avançarmos em um novo ano diferente, é fundamental avaliar o que fizemos de errado, corrigir isso e buscar não errar mais. Isto se chama sabedoria, que é aprender com os nossos erros e buscar de todas as formas não os cometer novamente.
Pense sobre as decisões que você tomou esse ano, veja se elas te aproximaram mais de Deus ou te distanciaram d’Ele, isso é uma boa forma de começar nossa reflexão sobre arrependimento. E as pessoas que passaram na sua vida que talvez você tenha magoado ou até mesmo o contrário, pessoas que possam ter te machucado. Sempre é momento de liberar perdão, independente se a pessoa tiver pedido, ou não.
Tenho um princípio que considero de extrema importância: não fico devendo perdão para ninguém. Minha paz vale ouro e minha comunhão com o Espírito Santo não tem preço. O Senhor Jesus deixou claro que a única forma de alcançarmos perdão é perdoando aqueles que nos feriram.
Em 2 Reis 5, lemos a história da cura da lepra de Naamã e existe um detalhe fundamental neste acontecimento: tudo começou com uma menina levada cativa por Naamã. Foi ela quem disse à esposa do comandante sírio que havia um profeta em Israel que poderia curar a lepra dele. Esta menina de nome desconhecido nos deixa uma enorme lição: ela poderia simplesmente não falar nada com os seus senhores, afinal, Naamã havia raptado ela da sua família e do seu povo. Ela suportou o mal, mas retribuiu com o bem. E quanto a você e a mim? Pense e avalie.
Pode ser também o momento de restituir algo que você tenha lesado a alguém, pois se está em nossa mão a restituição, é importante agir neste sentido. Por outro lado, se você foi lesado, traído, rejeitado e humilhado, saiba que todo deserto tem começo, meio e fim. Deus permite algumas situações difíceis que muitas vezes não entendemos, mas saiba que tudo que Ele permite e faz em nossas vidas, visa no final o nosso bem e amadurecimento.
Os pensamentos de Deus a nosso respeito são de paz e não de mal. Confie n’Ele e encha o seu coração de esperança para um próximo ano de restituição em sua vida.
O melhor de Deus está diante de nós e não atrás.
“O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.” (Eclesiastes 7:8).
Que maravilha meu filho é isso mesmo temos que viver em paz com nossos desafios e perdoar sempre
Amém