O que muda depois do batismo?

Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. Mas, João se recusava, Jesus, entretanto, declarou: Deixe assim por enquanto, pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça. E sendo batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele”. (Mateus 3: 13- 16)

            O batismo de João era uma expressão pública de arrependimento, mas esse ato não podia mudar o coração de uma pessoa. No entanto, Jesus, o filho de Deus, que veio para transformar as nossas vidas, se deixou batizar por João, e essa atitude nos deixou claro que Ele desejava agradar e obedecer ao Pai.  Naquele momento, começou um novo tempo na vida dos cristãos, pois o próprio Jesus desceu às águas e identificou-se com o pecador.

Com essa Palavra de Deus, compreendemos que o batismo nas águas não é uma cerimônia simples e opcional, mas sim, uma ordenança e um ato de fé e obediência ao Senhorio de Cristo. O testemunho público de que reconhecemos o Senhor Jesus como nosso Salvador. “Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (Mateus 28.18).

Mas, o que muda depois do batismo?

Quando a pessoa entende a obra redentora de Cristo e crê de todo coração, então está apta a se batizar. O batismo é parte do processo de salvação e representa a morte do velho homem, das velhas práticas de pecado. Quando imergimos alguém na água, estamos declarando que essa pessoa foi sepultada com Jesus, e quando levantamos essa pessoa das águas, reconhecemos que ela está pronta para viver uma nova vida com Cristo.

Ao decidirmos por Jesus, o Espírito Santo passa a fazer parte das nossas vidas e ao habitar em nós, Ele nos renova e nos dá direção e discernimento para prosseguirmos na nossa caminhada Cristã.

É importante entender que a conversão não acontece de uma vez, como citei no parágrafo anterior, mas o batismo é o primeiro passo para a mudança. Portanto, é aconselhável que o novo convertido congregue, esteja em comunhão com irmãos experientes na fé, que tenha hábitos diários de leitura da Bíblia, oração e, acima de tudo, busque os frutos do Espírito.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, brandura, temperança; contra essas coisas não há lei. Pois aqueles que são de Cristo já crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também no Espírito”. (Gálatas 5: 22-25).

Alair Gonçalves Ramos

Pastor da Igreja Batista Renascer Contato: (62) 9 8415-7012

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x