Estamos no penúltimo mês do ano e já é tempo de festejar ao lado da família e amigos. É hora de presentear, saborear uma boa comida e viajar, mas sabemos que toda essa comemoração pode ficar ainda melhor se as finanças estiverem devidamente planejadas.
Os gastos extras de final de ano são quase inevitáveis e um dos maiores desafios nessa época é resistir às promoções, as facilidades de crédito e conter os impulsos na hora de comprar. Para isso, quero compartilhar 6 dicas infalíveis que vão te ajudar a planejar e economizar um bom dinheiro, garantindo assim, um começo de ano muito mais tranquilo. Vejamos as dicas:
- Faça confraternizações comunitárias: liste todos os convidados, elabore um cardápio e relacione os custos com a comida, bebida e decoração. Depois, divida o valor pelo número de participantes. Outra opção é cada pessoa se responsabilizar por um item do cardápio, pois dessa forma não pesará para ninguém.
- Pesquise o melhor preço: a variação de preço de uma loja para outra é enorme, sendo que o mesmo produto pode aparecer com preços diferentes, e isso acontece tanto para os presentes, como também com as compras de supermercado, portanto vale a pena pesquisar antes de comprar.
- Se antecipe: fazer compras de forma antecipada, além de evitar o estresse, irá garantir que você tenha mais tempo e tranquilidade para pesquisar e aproveitar os melhores preços.
- Estabeleça um limite para cada tipo de gasto: faça um levantamento das suas despesas mensais e identifique quanto de dinheiro pode ser gasto com presentes, comemorações e passeios. Defina uma meta.
- Evite os parcelamentos: dê preferência para pagar à vista e fuja dos parcelamentos a longo prazo, com essa atitude, você não comprometerá os próximos meses e terá mais chances de poupar.
- Separe uma reserva: você pode separar parte do seu 13º salário para aqueles gastos extras do início do ano, como IPVA, IPTU e material escolar. Pague à vista e aproveite os descontos.
Se planeje, coloque em prática essas dicas e evite que as comemorações se transformem em motivo de preocupação no próximo ano. Lembre-se que: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências” (Provérbios 27:12).