“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês! ” (Tiago 4:8ª).
Vivemos tempos em que os relacionamentos são descartáveis e “líquidos”, como já dizia o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman. Assim, não demonstramos qualquer compromisso ou intencionalidade. Em nosso dia-a-dia, é comum vermos pessoas em relacionamentos que se vão da mesma forma que chegaram: sem nenhum propósito. Dessa forma, podem ser trocados a qualquer momento, o que demonstra a fragilidade dessa relação.
A verdade é que muitos até querem compromisso, mas não a cobrança. Querem estar com alguém, mas não suportam a responsabilidade que uma relação implica.
Nesse sentido, podemos refletir sobre o nosso relacionamento com Cristo, que não é diferente disso. Muitas vezes queremos as bênçãos do Cristo, mas não o Cristo das bênçãos. Observe que um relacionamento sério envolve tempo de qualidade, doação de si mesmo, e às vezes, a negação do seu eu.
Assim, para termos um relacionamento estreito e verdadeiro com o Noivo, que é Cristo, é preciso seguirmos alguns ensinamentos que o próprio Jesus nos deixou, vejamos:
- “Mas tu, quando orares…” (Mateus 6:6) – A oração é algo primordial na busca desse relacionamento intenso e sincero. No entanto, esse momento não pode ser realizado com meras palavras jogadas ao vento. Ao contrário, pois essa é a ocasião que devemos expor a Ele o mais íntimo do nosso ser, como em uma conversa sincera com um amigo verdadeiro. Por isso, a oração é o meio eficaz de diálogo que o nosso Senhor nos deixou. Assim como mencionado no versículo acima, Jesus disse “quando orares…” isso porque certamente, Ele espera que possamos exercer esse privilégio de conversarmos com Ele, sem nenhum tipo de restrição.
- “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite…” (Josué 1:8) – A leitura da Palavra é outra forma que podemos utilizar para estreitarmos nosso relacionamento com o Senhor. Toda a Bíblia foi inspirada pelo próprio Deus e tudo o que está nela é para nos aperfeiçoar em nossa caminhada com Cristo. A Palavra do Senhor “é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. (Hebreu 4:12).
- “Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho”. (Salmos 119:105) – Não existe um relacionamento com Deus, com propósito e intencionalidade, sem que as Escrituras sejam observadas. Portanto, não se pode caminhar junto com Ele sem conhecer a Sua vontade. Por esse motivo, a Bíblia demonstra, de forma clara e eficaz, a vontade do Noivo para nós, Igreja do Senhor. Assim, ler, meditar e praticar o que está escrito na Palavra é imprescindível para que o nosso relacionamento com o Senhor se estreite e seja efetivo, tanto para as nossas vidas, quanto para o Reino de Deus.
E aí? Você já pensou sobre com quem você está desenvolvendo um relacionamento sério? Como é o seu relacionamento com o Noivo e com as pessoas que te cercam? Para se relacionar de forma saudável consigo mesmo e também com o outro, em primeiro lugar é importante que tenhamos um relacionamento íntimo e sincero com o nosso Deus, pois Ele é o nosso verdadeiro amigo. Assim, Cristo é quem trará os mais verdadeiros conselhos para a vida e também para os relacionamentos que teremos nessa terra!