A arte na adolescência

O nosso Deus é um Deus Criador, e por isso Ele é o autor da arte.

A arte está ligada a manifestações de ordem estética, feitas por artistas a partir da percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores. Cada obra de arte possui um significado único e diferente, e isso é evidente nas Escrituras. No Livro de Gênesis vemos a narrativa da bela arte da criação do mundo e tudo que existe nele. Sim, podemos ver Deus realizando uma linda obra de arte!

“No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.” (Hebreus 1:10).

A arte é muito importante na vida dos seres humanos e com os adolescentes não é diferente. É através da arte que muitos adolescentes e jovens conseguem desenvolver-se intelectualmente, adquirindo uma visão significativa sobre determinados contextos e expondo-os através da pintura, música, poema, versos, livros, instrumentos e muito mais.

Em todo contexto da história bíblica, enxergamos Deus atuando na vida das pessoas para que estas desenvolvam suas habilidades artísticas. Foi assim com Bezalel, que junto com outros homens fizeram todos os utensílios do Tabernáculo. Outros exemplos são as canções de Davi, os Provérbios de Salomão, entre outros.

A arte é dada a nós pelo próprio Criador, porém nem toda manifestação artística provém de Deus. É nesse ponto que nós, adolescentes, precisamos ficar atentos, pois Deus nos criou com o propósito de glorificarmos e agradarmos a Ele em tudo o que fazemos.

Dessa forma, a arte que glorifica a Deus, aponta para Ele e é um instrumento de evangelização. Portanto, como adolescentes, sigamos o conselho que o apóstolo Paulo nos deixou em I Coríntios 10:31: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Paulo Henrique Santana Gomes Ribeiro

Paulo Henrique Santana Gomes Ribeiro

Adolescente do Ministério RAD Cursando 1º ano do Ensino Médio

Você também vai gostar de ver