A cada ano, as misericórdias se renovam!

No mundo inteiro, a partir de março de 2020, muita coisa mudou repentinamente com a chegada da pandemia. A cada dia notícias surpreendentemente negativas foram pintando um cenário obscuro para toda a humanidade. Grande parte das pessoas tiveram familiares ou amigos afetados ou mesmo recolhidos em decorrência dessa doença.

Até hoje, olhando noticiários em todas as plataformas, percebemos que grande parte das empresas de comunicação dedicam um grande espaço para veicular notícias ruins e tragédias, o que  afeta o humor das pessoas, além de produzir ansiedade e estresse.

No entanto, quando cremos em Deus, entendemos que há uma realidade além desta vida, e por isso, nossos dias não podem ser pautados pelo senso comum. O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos explicando que quando renovamos o nosso entendimento podemos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

A Bíblia Sagrada contém muitas outras orientações atuais para todas as áreas da nossa vida, as quais incluem os dias difíceis e também aquelas horas em que talvez estejamos decepcionados, cobertos da  razão que nos diz para não ter esperança, ou ainda quando criamos as piores expectativas para o futuro.

Dentre as muitas revelações de sabedoria da Bíblia, vemos o que o profeta Jeremias fala sobre a bondade de Deus, ao dizer que Suas misericórdias se renovam a cada manhã.

Uma rápida análise da palavra misericórdia nos permite entender que essa palavra significa compaixão, piedade, amor profundo. Mas, entendemos que os textos originais da Bíblia foram escritos em outros idiomas e nem sempre a tradução para a língua portuguesa revela todo o seu significado. Daí a necessidade de conhecermos a origem da palavra traduzida por misericórdia (hesed) para entender que significa também amor leal, lealdade e fidelidade.

A Bíblia Sagrada apresenta  harmonia em todos os seus textos e quando estudamos sobre o amor leal de Deus, uma das acepções de misericórdia, vemos o que o Senhor falou a Moisés no sétimo  capítulo de Deuteronômio, sobre a Sua bondade em acompanhar até mil gerações dos que o amam.

Também em Êxodo (capítulo 34), Ele fala a Moisés que Sua justiça irá se manifestar em até três ou quatro gerações dos ímpios. Não é preciso fazer contas para entender que o senso de misericórdia de Deus sobre nós é algo muito mais abrangente do que as punições que Ele permite aos que escolhem fazer o mal.

Em nossa vida, à medida que crescemos, melhoramos a nossa percepção sobre a duração das horas, o passar dos dias, o transcorrer dos anos, e quando pensamos que há sempre um dia após o outro, e que todos eles começam com a manhã, em que a misericórdia de Deus se renova, portanto, temos novas oportunidades de recomeço em cada ciclo de tempo.

Para completar o seu entendimento sobre a bondade e a benignidade de Deus, leia o Salmo 103 algumas vezes durante este mês e você perceberá quantas promessas há de provisão material, emocional, fortalecimento, justiça, perdão, salvação e cura, além de muitas outras bênçãos que Deus derrama sobre a Terra. Há muitas outras ainda que Ele reserva para aqueles que desejam  conhecer e fazer a Sua vontade.

Existem também outras passagens com impressionantes notícias sobre a fidelidade, misericórdia e poder de Deus, quando lemos todos os dias a Bíblia Sagrada, somos fortalecidos com esperança e fé para viver todos os dias bons e os dias maus. Uma dessas preciosas passagens é o Salmo 136, em que cada versículo termina com a frase “porque seu amor leal, dura para sempre”.

Por isso, aproveite este primeiro mês do ano novo para incluir nas suas resoluções a intenção de gastar mais tempo lendo a Bíblia e cultivar um relacionamento mais próximo com Deus. Dessa maneira, você poderá desfrutar dessa infinita misericórdia nesse ano que começa e também em cada ano vivido daqui em diante. Assim, você entenderá  melhor os planos d’Ele para a sua vida, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

Um feliz 2022!

Marcelo de Freitas

Professor de História, especialista em Gestão Educacional, corretor de imóveis. Pastor auxiliar na Igreja Batista Renascer. Contatos e mídias sociais: linktr.ee/ildoimoveis

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x