Revista Renascer

noivado
Artigos

A expectativa do noivado

Estamos no mês de maio, mês das noivas. O noivado é um período de grandes expectativas. Um momento de preparo, sonhos, grandes desafios e uma ansiedade normal para todo casal. Para as meninas o casamento é o assunto do momento. Seus prints no telefone, revistas e inúmeros artigos de pesquisas são todos sobre o dia mais esperado de suas vidas. São fotos de bolos, decorações, buffet, arranjos de flores, vestidos de dama, convites, penteados, maquiagens, sapatos e a difícil escolha do vestido perfeito. Para os meninos, a preocupação concentra-se nas planilhas, pesquisas de melhor preço de passagens e o hotel da lua de mel. Tudo isso é necessário para que uma cerimônia aconteça conforme o sonhado. Mas não é o mais importante.

Quando pensamos em nos unir à outra pessoa, desejamos que essa união seja eterna. Aqueles mais ansiosos já até se imaginam velhinhos em uma espreguiçadeira ou até as famosas cadeiras de balanço. Mas, será que vocês estão realmente trabalhando para chegar lá?

Quando ministramos o curso de noivos aos nossos alunos, a cada lição incentivamos o casal a se conhecer um pouco mais. Por exemplo: você sabe o que ele(a) gosta de comer? Quais são as suas cores favoritas? As músicas e os lugares que gosta de ir? Mas, será que você sabe quais são os sonhos e os objetivos do seu parceiro(a)?

Digamos que a fase do noivado não deve ser somente para o preparo do grande dia, mas sim a construção para o começo do resto da vida juntos. É no casamento que se desenvolve um nível maior de confiança e amizade, e porque não, de intimidade? Um dos significados de íntimo é: que participam somente aqueles com que as tem estreita relação de amizade ou familiaridade.

Por isso é importante que durante o noivado, os noivos conversem sobre a sua criação, as formas e as habilidades um do outro e também sobre as coisas que acreditam ser primordiais para manter de pé um relacionamento. Reflitam sobre o que querem construir juntos e o real motivo de estarem se casando. Identifique as possibilidades de resolução de conflitos, quais atitudes que ambos podem ter para honrar um ao outro e quais condutas ajudam a desenvolver a confiança. Conversem também sobre o perdão.

Parece muito racional, mas o noivado é o melhor momento para deixar de lado a atração e a paixão e buscar saber se juntos conseguirão construir uma vida de amor e paz, cumprindo tudo aquilo que Deus projetou para o casamento. Vale a pena ser um pouco racional durante o noivado e viver uma vida inteira de bons momentos e emoções no futuro. Não tenham medo de conversar sobre os medos e anseios que cada um tem para a vida a dois.

Casamento não é feito apenas na cerimônia, é construído dia-a-dia, na convivência, nos momentos de dificuldades, nas alegrias, nas piadas internas, na hora do jantar depois de um longo dia de trabalho, no compartilhar, na série que esperam a semana toda para assistirem juntos. Todo dia é dia de construção.

Entendam a seriedade e a importância de se fazer uma aliança. Antes da aliança ser feita entre o casal, primeiro ela é feita com Deus. Não deixe a ansiedade em ter alguém, a euforia da paixão e o desejo os cegarem. É importante que seu companheiro(a) de vida tenha os mesmos propósitos e objetivos. Desenvolver uma amizade sólida, baseada na honestidade e confiança levará o casal a viver o melhor.

Portanto, aos noivos, o nosso desejo é que aproveitem este período do noivado para se conhecerem mais a fundo, prestando atenção na forma como seu noivo(a) se porta diante as adversidades, como ele(a) reage aos conflitos e como se expressa. O noivado é o momento para descobrir mais sobre a personalidade e o caráter um do outro.

Lembre-se: o casamento é um dos ministérios mais amados por Deus. Não tem nada mais importante do que iniciar uma família. É uma responsabilidade cheia de desafios, mas de alegrias incontáveis.

Desfrute cada momento, sem pressa, sem ultrapassar o tempo certo de cada passo, estejam sempre unidos no propósito e vivam o extraordinário de Deus sobre o relacionamento de vocês

A expectativa do noivado

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo