Quando falamos sobre fé, um dos primeiros nomes que nos vem à mente certamente é Abraão. Sua história é contada no livro de Gênesis e no capítulo 12 é possível ver que Deus faz com ele uma aliança, prometendo-lhe terra, descendentes e bençãos.
Na história de Abraão há três aspectos que gostaria de abordar para que possamos compreender o que levou este homem a conseguir cumprir o seu propósito e desfrutar das promessas de Deus, além de ser incluído no rol dos heróis da fé.
O primeiro desses aspectos é a fidelidade. Deus iniciou a Sua aliança com Abraão em Ur dos Caldeus. Abraão enfrentou inúmeros desafios e circunstâncias adversas. Recebeu as promessas de Deus aos 75 anos de idade, sendo que algumas delas levaram anos para se cumprir, outras ele nem mesmo desfrutou em vida. Abraão, no entanto, tinha plena convicção de que tudo o que Deus prometeu se cumpriria por meio da sua descendência. Apesar dos desafios e de muitas vezes enfrentar dificuldades para manter-se fiel, Abraão prosseguiu e sua fidelidade é um exemplo para nós até os dias de hoje.
O segundo aspecto que gostaria de abordar é a comunhão que Abraão tinha com Deus. Por onde Abraão passava, levantava altares ao Senhor em agradecimento e também como forma de adoração. Abraão era um homem sensível à voz de Deus e estava atento à Sua direção para vencer seus desafios (esterilidade de Sara, secas e outras circunstâncias). Abraão tinha a sensibilidade de ouvir a Deus e era reverente à Sua presença.
Por último, precisamos ressaltar a obediência de Abraão. Creio que essa é a parte mais crucial de toda a sua história. Diante das incertezas (sair de sua terra sem saber para onde ia), o pai da fé continuou obediente às ordens de Deus. A obediência, portanto, levou Abraão a ser o pai de multidões e um herói da fé, já que sua fé permanecia inabalável, mesmo diante de situações adversas.
A fé de Abraão não estava baseada nas circunstâncias, não foi construída da noite para o dia. Foram anos de caminhada com Deus e de perseverança em tudo o que fazia.
Talvez, diante desses três pontos, você possa identificar as suas próprias dificuldades em algum deles. Mesmo assim, o meu conselho é para que você não desista. Se você está lendo este artigo, creio que Deus ainda não terminou o trabalhar d’Ele em você. Portanto, continue fiel, obediente e busque sempre a comunhão com Deus.
Diante disso, costumo dizer que Deus trabalha na contramão do mundo e que nos permite passar por situações bem desafiadoras. No meio de todas essas coisas, é preciso continuar crendo em Suas promessas para tomar posse delas.
Certamente, com a nossa fé em Deus, poderemos vencer os desafios e desfrutar de grandes vitórias.