A importância da liderança comunitária

A liderança se traduz na “capacidade de um indivíduo em articular um grupo de pessoas em torno de si e de coordenar os esforços destes, rumo ao desenvolvimento de um projeto comum”. (MOURA, 2011. p.54).

Há líderes comunitários em grupos, como associações de bairros, conselhos comunitários ou outro tipo de aglomerado de pessoas. Estes grupos elegem seus líderes e a partir do exercício da liderança, os colegiados são mantidos coesos. A liderança, quando exercitada em comunidade, fortalece os laços em determinado bairro residencial ou aglomerado de comerciantes, criando assim sinergias produtivas.

A liderança encontra-se associada à capacidade do líder em “gerar sentido de coletividade em indivíduos do mesmo grupo, motivando pessoas a agirem em benefício comum”. (Oliveira, Sant’Anna e Vaz (2010, p.1470)). A liderança comunitária caracteriza as muitas maneiras que os membros de uma comunidade interagem uns com os outros. As redes relacionais podem ser detectadas e criadas em diversos espaços, como no interior dos grupos sociais, em organizações, ou no espaço das relações interorganizações.

Por isso, é importante investir nas pessoas que deixam seus interesses para trabalhar em benefício dos outros, como líderes comunitários. A resolução da ONU 53/243 de 06/10/1999 usa estes termos para expor a necessidade de nós reaprendermos a integrar ações de caráter individual e coletivo que busquem a transformação social, pois embora estejamos presentes no contexto da diversidade, precisamos dialogar em busca da unidade como ferramenta para se chegar a uma sociedade melhor.

Finalizo trazendo uma reflexão: “Não há líder sem liderados, pois uma andorinha sozinha não faz verão”. Portanto, um bom líder precisa estar sujeito ao Grande Líder – Jesus. Isso significa obedecer a Cristo e seguir o Seu exemplo.

“Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé”.  (Hebreus 13:7).

Dr. Edilson de Brito

Dr. Edilson de Brito

Oficial da Polícia Militar do Estado de Goiás, PhD em Direito Penal, Delegado de Polícia de classe especial, Presbítero na Igreja Batista Renascer, professor no Seminário de Teologia e na Escola Bíblica Dominical

Você também vai gostar de ver