Revista Renascer Versão Digital

fim do mundo
Artigos

Ainda não é o fim do mundo, mas é quase…

“Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”. (Lucas 21:28).

Se existe algo que a Bíblia nos deixa muito claro é que, em algum momento, Jesus voltará e então será o fim do mundo como conhecemos. Apesar de não sabermos exatamente quando isso acontecerá, pois conforme nos afirma o Evangelho segundo Mateus 24:36: “Quanto ao dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”, temos plena certeza de que acontecerá.

De acordo com o Apóstolo Pedro em sua segunda carta no capítulo 3, versículo 10, “O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada”.

Como podemos observar, nos textos citados, apesar de não sabermos o dia e a hora exatos da volta de Jesus e do fim do mundo, duas certezas nós temos: 1 – Jesus voltará; 2 – Esse mundo como conhecemos terá um fim.

Frente a isso, apesar de não sabermos o dia e a hora da consumação de todas as coisas, a Bíblia nos apresenta uma infinidade de profecias que apontam para o fim dos tempos. É fato que não sabemos o momento exato em que Jesus voltará, mas por meio de todas as profecias bíblicas e dos sinais que ele mesmo relatou em seu sermão escatológico transcrito nos evangelhos sinópticos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), temos total capacidade de sabermos se o fim está muito próximo.

Sabemos que desde o início da igreja, sempre foi anunciada a volta de Jesus, pois é desejo do Senhor que todos vivamos, em todas as épocas, aguardando o retorno do nosso Redentor. Essa é uma das razões pelas quais o Senhor não revelou o dia e a hora da volta de Cristo, pois assim, todas as gerações viveriam em estado de alerta, buscando viver em santidade para encontrarem-se com Jesus.

Em razão dessa espera, o Apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:3-4, nos alertou de forma muito clara ao nos dizer que “nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Tais escarnecedores agiriam assim, alegando que a promessa da volta de Jesus e do fim dos tempos não aconteceria, pois não passava de uma falácia criada pelos cristãos.

O Apóstolo Pedro em 2 Pedro 3:9 nos dá a resposta para tal indagação, dizendo: “O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

A volta de Jesus e o fim do mundo que conhecemos ainda não aconteceram, porque nosso Deus é misericordioso e tem nos dado a chance de nos voltarmos para Ele arrependidos dos nossos pecados. Cada dia que nasce é um dia a mais que a misericórdia do Senhor tem se renovado em nossas vidas, nos dando a oportunidade de nos acertarmos e estarmos preparados para nos encontrarmos com Cristo. Mas, não se engane pensando que tal dia não chegará. Os escarnecedores já estão por todos os lados tentando gerar dúvidas em nossos corações. Não se deixe enganar! Esteja certo de uma coisa: Jesus está voltando!

Como dito no início, não sabemos o dia e a hora, mas temos como saber se o fim se aproxima através do que Jesus disse, e também por meio dos sinais que os profetas e apóstolos deixaram registrados nas Escrituras.

Ao analisarmos tais sinais, principalmente os que foram profetizados por Jesus em seu sermão escatológico, podemos observar uma intensificação dos mesmos. A cada ano que passa temos tido mais terremotos, maremotos, etc. A natureza  tem se tornado mais instável. O amor genuíno tem se esfriado assustadoramente. O caráter humano, a cada geração tem se degradado mais.

Diante disso tudo, quando olhamos ao nosso redor, notamos claramente que temos caminhado a passos largos para o fim. Não afirmo categoricamente, mas creio, com todas as minhas forças, com base em tudo que já estudei nas Escrituras e tenho visto em nossos tempos, que a nossa geração tem grandes chances de testemunhar a volta de Jesus e o fim do mundo como conhecemos.

Ainda não é o fim do mundo, mas estamos muito próximos do fim, e por isso temos que nos preparar. A cada dia que passa, estamos mais próximos do grande dia do retorno do nosso Rei. Portanto, não perca tempo com coisas banais! Dedique-se ao que importa! Arrependa-se dos seus pecados! Consagre a sua vida a Cristo! Dedique tempo orando, lendo a Bíblia, jejue periodicamente e anuncie a todos quantos puder, que Jesus está voltando!

“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a sua coroa”. (Apocalipse 3:11).

Ainda não é o fim do mundo, mas é quase…

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo