É possível ter um casamento feliz? Acreditamos que sim. É possível viver feliz no casamento e ter uma família equilibrada, mesmo em meio aos desafios atuais dos mais diferentes aspectos. Nesse contexto, é importante lembrar que a verdadeira e completa felicidade só é possível em Deus e, por esse motivo, se desejamos um casamento feliz, precisamos estar ao lado d’Ele.
O texto de Josué nos traz uma orientação muito importante. Vejamos: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15).
Observe que Josué declarou que serviria a Deus com a sua família, mesmo diante da desobediência e dos pecados do povo que liderava. Essa é a decisão mais importante que o casal deve considerar em suas vidas e na condução de sua família. Entenda que é a partir dessa decisão, que o relacionamento do casal e a vida a dois ficará mais fácil.
O modelo (a prática) da concordância e acordo do casal em todas as situações e decisões, sempre pautados nos princípios do Senhor, passam a direcionar a vida da família. Os filhos percebem a unidade dos pais e assim, assimilam os ensinos e condutas transmitidos.
A harmonia, amor, respeito, carinho e companheirismo entre o casal, proporcionam segurança e tranquilidade aos filhos. Momentos em família, como passeios, atividades de lazer e mesmo bate-papo à mesa, por exemplo, reforçam o relacionamento e aproximam toda a família, servindo de escudo contra os ensinos e filosofias indesejáveis.
Em Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Esse texto nos orienta a ensinar os filhos no dia-a-dia e nas mais diferentes situações da vida, não somente em relação às questões religiosas e bíblicas, pois o bem-estar e a formação dos filhos depende também do acompanhamento e apoio dos pais, sempre ensinando e orientando.
Por isso, o casal deve pensar de qual forma os filhos “enxergam” o casamento dos pais. Será que vale a pena se casar? Meus pais vivem felizes por terem um ao outro no casamento? A convivência saudável em família, o amor, a paz e o ambiente no lar, influenciam os filhos a desejarem se casar e desfrutarem de um casamento feliz também.
Sim, sabemos que estamos sujeitos a situações que podem influenciar na vida do casal e dos filhos de alguma forma, mas são imprescindíveis a convicção e a perseverança de servir a Deus em unidade, buscando n’Ele a direção para condução e a felicidade da família.
A oração do casal, um pelo outro e pela vida dos filhos, é de suma importância na caminhada com Deus e na construção de uma família vitoriosa. E essa construção só é possível com o nosso empenho, sabedoria, perseverança, fé e pela graça de Deus, pois Ele é a fonte de toda felicidade para os casais e filhos.