Como criar o hábito da leitura?

Quer viajar pelo mundo? Quer conhecer novas pessoas e histórias? Quer se aventurar em mundos inenarráveis e surreais? Quer adquirir conhecimento, melhorar o léxico da língua portuguesa, dinamizar seu raciocínio, senso crítico e interpretação? Então, desenvolva o hábito de ler e passe para as próximas gerações um tesouro que nunca lhe será tirado.

A leitura é um hábito que deve ser desenvolvido desde cedo pois, através dela, temos uma fonte de conhecimento que serve de estímulo para que as crianças, adolescentes e adultos aprendam a gostar de estudar. Mas como fazer isso? Simples: ensino uma criança a ler, lendo. Ensino a ter paixão pela leitura, passando essa prática através dos meus olhos, entonação de voz, gestos e muito amor.

Sou filha de professora e, desde cedo, aprendi a gostar de ler, mesmo antes de me aventurar no mundo do letramento. Aprendi a desvendar livros, entender de que assunto se tratava, visualizar as ilustrações, tessituras, saber quem o escreveu, o ilustrou e mais: como eu mudaria o final da história. Fui despertada para isso desde a minha infância e hoje a leitura se tornou parte dos meus hobbies.

Depois de muitos anos à frente da diretoria pedagógica de uma escola, percebo o quanto o hábito de ler é importante para a criança em todos os sentidos. Vejo o quanto é relevante uma roda de conversa e o quanto as emoções, sentimentos, vivências e experiências se afloram ao se adentrar a esse mundo tão encantador. Se os pais descobrissem a oportunidade de conhecer as verdadeiras necessidades do seu filho, enquanto  comentam  um livro com eles, tornariam esse hábito como parte da rotina.

Nesse mundo tecnológico de streamings de séries, filmes, aparelhos eletrônicos, tablets e pdfs, não podemos deixar que o livro perca o seu valor. Mas então, como começar? Seguem abaixo algumas dicas:

  • Estabeleça um alvo de leitura por dia, por semana e até mensal. Isso pode ser realizado inclusive em família;
  • Participe de um clube do Temos clubes para todas as idades, acontecendo inclusive online;
  • Troque alguns minutos nos corredores de um shopping, por um tempo a mais nas prateleiras de uma livraria;
  • Deixe que os seus filhos te vejam lendo. Tire um tempo do seu dia para isso, nem que seja antes de dormir;
  • Leia livros para os seus filhos e não se esqueça do mais importante: a leitura da Bíblia. Hoje em dia, temos acesso a várias edições bíblicas, com diferentes linguagens, uma mais apaixonante do que a outra.

Criar o hábito de leitura não é difícil, basta usar a criatividade e buscar diferentes estratégias para que isso se concretize em sua vida diária.

Com certeza a leitura se tornará um hábito prazeroso e de muito aprendizado.

Desfrute desse momento!

“Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”.
(Romanos 15:4).

Ludmylla Pereira Carvalho Ribeiro

Ludmylla Pereira Carvalho Ribeiro

Pedagoga, Psicopedagoga, Fonoaudióloga, Diretora Pedagógica do Colégio Mais Padrão. Contatos: (62) 98589-0626 ou (62) 3996-2200. @colegiomaispadrao @ludycarvalho78

Você também vai gostar de ver