Revista Renascer Versão Digital

decorar a casa
Lar doce lar

Como decorar a casa utilizando fotos?

Quem já ouviu a expressão “a casa é o reflexo do seu interior”? Pois é, nessa coluna, quero compartilhar com os leitores da Revista Renascer a importância de decorar a casa com um item que julgo ser fundamental: a fotografia. O fato é que utilizar fotos como parte da decoração de uma casa ajuda a manter o ambiente harmonioso, decorativo e ao mesmo tempo saudosista, nostálgico e romântico.

Mas veja só que interessante: essa ideia de decorar a casa não é algo da atualidade. Os antepassados em suas cavernas, usavam as pinturas nas paredes, retratando com desenhos e formas os tipos de caças e também a família, ou seja, eles demonstravam com aquela “decoração” que o ambiente da caverna era o seu refúgio e também que tinham a posse do local.

Hoje, ao decorar a casa com fotos, as pessoas relatam o seu estilo de vida, viagens, esportes, o time pra que torce, o trabalho e também os momentos emblemáticos de suas vidas, como casamento, aniversário, batismo ou  nascimento de um filho. Assim como os antepassados, as pessoas hoje também demonstram que a sua casa tem as suas características, ou seja, que é o seu Lar Doce Lar.

Como dizia a cantora americana Dionne Warwick, na interpretação da música “A house is not a home”, – “uma casa não é um lar” se não houver ninguém ali, e muitas vezes essas pessoas tão importantes pra nós são retratadas justamente pelas imagens. Através das fotos decorativas de uma casa, é perceptível sentir as emoções que ali foram reveladas, pois é a personificação daquele indivíduo dizendo que aquele ambiente é dele e de sua família.

Quando as fotos são emolduradas, elas podem parecer um simples objeto de decoração, mas quando são bem distribuídas em um ambiente, elas têm o poder de transformar qualquer lugar. Mas quais ambientes devem ter quadros? Que tipo de moldura? E quais são as imagens que devo utilizar na decoração da minha casa?

No passado, muitos decoradores afirmavam que as molduras tinham que estar penduradas na parede, centralizadas milimetricamente e as cores combinando com os móveis da casa. Nos dias atuais, com a modernidade, esses conceitos mudaram. Hoje, não há uma regra, pois cada casa conta, através das imagens em seus cantinhos, a personalidade das pessoas que ali habitam. Então, dessa forma, mesmo sem simetria nas paredes, sob móveis, aparadores ou até mesmo no chão apoiado na parede, ou ainda em um lindo varal de fotos no quarto da adolescente, o importante é que aquela fotografia tenha uma história.

Assim, qualquer ambiente da casa pode ter quadros e gravuras, pois eles podem deixar o ambiente mais rústico e moderno, tudo vai depender do estilo das pessoas da família. Por exemplo, você pode escolher fotos coloridas e abstratas para contrastar com as paredes e móveis brancos. No quarto da criança uma boa opção é colocar quadros com características infantis ou desenhos animados. No quarto do casal a sugestão é colocar fotos do casamento e de viagens. A sala deve ser um local bem democrático, com fotos de todos os integrantes da família. Até o banheiro não escapa, pois quando temos fotos e gravuras, o ambiente se torna mais aconchegante e sofisticado.

Dessa forma, decorar a casa com fotos, registrar diferentes ocasiões em família, relembrar momentos vendo fotografias antigas, são pequenas ações que podem ser resgatadas, mesmo em tempo de pandemia, afinal esse é o poder da imagem.

Por isso, quero te encorajar a tirar um momento para a sua casa e para a sua família, fazendo da sua morada o seu refúgio e também o lugar de aconchego e paz.

Aprenda a desfrutar desses momentos e torne o seu lar o melhor lugar do mundo!

Como decorar a casa utilizando fotos?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo