Costumo sempre falar para as minhas clientes: o que cansa não são as atividades domésticas em si, mas sim o acúmulo delas. Pela vida corrida do nosso cotidiano, muitas vezes atividades de limpeza e organização da casa se acumulam para um só dia, o famoso “dia da faxina”. O problema é que nos esforçamos tanto nesse dia que depois, ao longo da semana, não queremos fazer mais nada.
A questão é que as tarefas domésticas funcionam como atividade física, ou seja, o resultado aparece quando temos constância. Se o esforço só acontece em um único dia, dificilmente o resultado será satisfatório.
Nesta coluna, vou apresentar alguns passos práticos para te ajudar a alcançar essa constância em seu lar:
1) Faça mesmo sem vontade – A vontade pode ser uma grande sabotadora. Nosso corpo e a nossa mente sempre procurarão o caminho mais fácil, de menos esforço. Por isso é tão importante sabermos identificar se a nossa procrastinação acontece por não termos “vontade” de fazer as coisas. Se você identificar que algo precisa ser feito, levanta e vá fazer! Não dê tempo para começar com as desculpas, comece a fazer e termine. A sensação de realização é maravilhosa e vale muito a pena! Apenas comece!
2) A organização facilita a limpeza – Organização e limpeza caminham juntas. Já percebeu que muitas vezes perdemos mais tempo organizando os ambientes do que na limpeza em si? Quando as coisas estão no lugar e os espaços liberados, a limpeza acontece de forma mais rápida. Então, comece a ficar atenta no que está “fora da casinha”. Encontrou algo fora do lugar? Já guarde para que objetos não comecem a se acumular e com isso, a desorganização “tomar conta” novamente.
3) Crie a SUA rotina doméstica – O que dá certo na casa da sua vizinha não necessariamente dará certo na sua. Na casa de uma família com 1 filho, a rotina é diferente de um lar com 3 filhos, não é verdade? Por isso, cada rotina deve ser personalizada e montada de acordo com a realidade de cada família.
Uma rotina doméstica eficiente é capaz de trazer paz, mesmo nos dias mais difíceis, pois te ajuda a manter o ritmo da limpeza e ordem da casa. Uma dica interessante que quero acrescentar é a escrita em uma planilha de todas as suas atividades domésticas. Além de aliviar a sua carga mental, ajudará com que os outros membros da família visualizem as tarefas.
Sem dúvidas, envolver a família nas atividades domésticas é fundamental para que todos compreendam que o esforço é individual, mas o benefício é coletivo. Cuidar da casa não é responsabilidade de uma só pessoa, afinal a casa é de toda a família.
Separe um tempo para identificar o que está impedindo que a sua rotina seja mais leve, eficiente e organizada. Invista tempo para começar a colocar em prática esses conselhos e logo verá os resultados surgirem. A organização será a sua maior aliada!