Comunicação a partir da ética cristã – entrevista com Kaiky Fernandez

imagem: envato

Kaiky Fernandez é casado com Bruna e atua como pastor na Igreja Cristã Farol Esperança, em Goiânia. Formado em Design Gráfico pela UFG, possui um MBA em Gestão de Marketing e Inteligência Digital pela ESPM Rio, além de uma formação livre em teologia pelo InC. Atualmente, é mestrando em Estudos Históricos-Teológicos pelo CPAJ. Kaiky também é coordenador estratégico do Invisible College, artista visual e autor do livro “Click Sem Bait”, publicado em 2023 pela editora Thomas Nelson Brasil. Nesta entrevista, exploraremos as motivações por trás de sua obra, o impacto das mudanças tecnológicas na comunicação e como a ética bíblica pode ser aplicada ao marketing moderno. Prepare-se para uma discussão profunda sobre como navegar no mundo digital de forma responsável e inspiradora.

  • Qual foi o seu objetivo ao escrever o livro “Click sem bait”?

Eu me graduei em Design Gráfico e depois fui para uma especialização em marketing. Quase no final da especialização, surgiu a oportunidade de trabalhar na coordenação estratégica de uma escola de teologia, o Invisible College. O problema é que muito do que eu vi sobre o chamado “marketing digital” me soou estranho à uma ética cristã. Foi então que comecei a pesquisar pessoas que relacionassem a nossa fé com o marketing, em especial nas questões éticas, buscando uma prática mais coerente com aquilo que nós cremos. Para minha surpresa, não encontrei praticamente nada, seja livros, artigos ou palestras sobre o assunto. Por conta disso, comecei a desenvolver um estudo pessoal sobre o assunto, para aplicar no meu dia a dia profissional. Foi quando recebi um convite, dentro da escola em que eu trabalhava, de ministrar um curso para tratar disso, em 2021. A repercussão foi muito positiva e, um tempo depois, Thomas Nelson Brasil me convidou para transformar o curso em livro. Resumindo, o objetivo ao escrever foi contribuir com a discussão sobre uma área essencial no mundo contemporâneo, mas sobre a qual há pouquíssima reflexão. A ideia é auxiliar cristãos a exercerem sua vocação na comunicação, no design, no marketing ou na publicidade de uma forma coesa com uma ética bíblica.

  • É de conhecimento geral que vivemos a era da tecnologia. Como era o contexto pré-conectividade e quais as consequências das mudanças tecnológicas na comunicação?

De forma resumida, há três grandes diferenças. Num contexto pré-conectividade, a comunicação centralizada, havia uma alta hierarquização e o público era apenas consumidor. Após a conectividade, a comunicação passa a ser descentralizada, com a hierarquia difusa e o público como produtor. Para exemplificar, pense na produção audiovisual. Antes, havia apenas as emissoras de televisão (centralizado), com uma elite econômica controlando todo o conteúdo (alta hierarquia) e o público apenas recebia aquele conteúdo (consumidor). Atualmente, temos plataformas de streamings, como o YouTube, nas quais praticamente qualquer pessoa tem acesso (descentralizado), sem necessidade de grande infraestrutura ou fazer parte de um grupo social (hierarquia difusa), e toda pessoa pode colocar seu conteúdo lá (produtor). Os impactos disso, tanto positivos, quanto negativos, são enormes: na política, na educação, no entretenimento e até no âmbito da espiritualidade.

  • De maneira simplificada, como a ética bíblica pode nos ajudar a transformar o marketing em algo coerente e que glorifique a Deus?

Uma visão de mundo cristã entende que toda a realidade faz parte da criação de Deus, é sustentada por Ele, e será redimida pela obra de Cristo. Isso significa que há princípios normativos, ou seja, uma forma adequada de se desenvolver qualquer atividade humana: há normas para o culto, para o trabalho, para as relações conjugais, para a política, etc. Nosso desafio, enquanto cristãos, é compreender quais são os princípios que norteiam as atividades que desenvolvemos, e assim podermos atuar no mundo com ações curativas que apontam para a obra da redenção. Uma ética bíblica nos ajuda a entender que não precisamos renunciar a uma determinada vocação legítima somente porque ela é culturalmente exercida de uma forma pecaminosa, mas sim atuar nela a partir de uma perspectiva renovada.

  • Onde podemos adquirir o livro “Click sem bait”? Apresente os principais temas abordados ao longo de sua escrita.

O livro está disponível em algumas livrarias físicas e também nas principais lojas online, inclusive em formato digital, para quem tem preferência. Ele é composto de cinco grandes seções: A primeira parte, “Antigas questões, novo cenário”, serve de fundamentação para todo o resto da obra. Por que o trabalho é necessário? Como lidar com a nossa vocação? Como fica a questão do lucro? Como relacionar a fé com a tecnologia e as mídias digitais? A segunda parte, “Nossa necessidade ética”, entra especificamente na questão da ética: por que ela importa? A terceira parte, “As distorções da Queda”, mostra alguns dos principais problemas e dilemas envolvendo o marketing. A quarta parte, “Uma abordagem cristã: a busca por coerência”, e a quinta parte, “Um caminho redentivo”, encerra o livro com o marketing sendo tratado à luz do Evangelho.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x