Revista Renascer

Cidadania em Pauta

Conheça mais sobre o comando de missões especiais

Na vida, torcemos sempre para que tudo corra bem. Torcemos para que nossos direitos sejam protegidos e para que o Estado possa garantir nossa segurança e nos proteger daqueles que querem nos fazer mal, seja contra nossa segurança ou contra nosso patrimônio. Contudo, muitas vezes nos deparamos com situações em que temos que acionar a força do Estado, para fazer valer os nossos direitos. É nesse momento que o cidadão tem a seu dispor a Polícia Militar do Estado de Goiás e suas missões especiais, uma força permanente que está diuturnamente à disposição de toda a sociedade goiana.

Quando a Polícia Militar se depara com situações de grave perturbação da Ordem Pública ou ocorrências de alta complexidade, aciona-se o Comando de Missões Especiais – CME, a mão forte e especializada da Polícia Militar.

O CME

Ele teve a sua criação em 14 dezembro de 2011, e passou a ser o Grande Comando. Ficou responsável pelo gerenciamento das atividades de Força Tática Especial a serviço da Secretaria de Segurança Pública – SSP, com subordinação direta ao Comando Geral da PMGO.

Sua missão central consiste no planejamento, coordenação, execução e fiscalização de todas as ações de natureza especial da PMGO. São unidades que além de desempenharem funções comuns, inerentes ao serviço policial militar, também atuam de forma precisa e eficaz em situações específicas. Para cada caso, uma unidade especializada preparada e de pronto empenho.

Dessa forma, o CME é a ferramenta estratégica do Comando Geral da Polícia Militar para atender as missões da Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Portanto, através da intervenção rápida de suas unidades subordinadas, ela atua de forma ostensiva e preventiva nas zonas quentes de criminalidade.

Atualmente, o CME possui 07 (sete) unidades sob seu comando, sendo essas: Regimento de Polícia Montada-RPMont; Grupo de Radiopatrulha Aérea-GRAer; Batalhão de Choque-BPMChoque; Batalhão de Operações Especiais-BOPE; Companhia de Policiamento de Choque – CPChoque; Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos – BEPE; Batalhão de Polícia Militar Rural – BPMRural.

Essas unidades executam, dentro do Estado de Goiás, todas as ações de policiamento especializado e de alta complexidade, atuando de forma incansável, auxiliando a Polícia Militar, na salvaguarda, defesa e proteção da segurança e da vida de toda a sociedade goiana. Porém, temos a plena convicção que é o Senhor dos Exércitos que nos guarda e nos protege para realizarmos a nossa missão, pois “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. (Salmos 127:1).

 

Coluna Cidadania em Pauta

Conheça mais sobre o comando de missões especiais

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo