Meu nome é Rayssa, sou biomédica, formada pela PUC Goiás, e casada com Pedro Henrique. Escrever este testemunho parecia algo simples, mas, quando comecei, o Espírito Santo me levou a revisitar cada detalhe do processo que vivi, e percebi o quanto foi profundo.
Sou natural de Pires do Rio, onde cresci frequentando a igreja com minha família. Desde pequena, sempre entendi meu lugar ali, participava ativamente e me sentia em casa. Aos 17 anos, mudei-me para Goiânia para cursar Biomedicina e foi como se uma bolha tivesse estourado: deparei-me com um mundo totalmente diferente do que conhecia. Passei a frequentar festas, comecei a beber, a mentir para os meus pais… Afastei-me completamente do foco e do caminho que Deus tinha para mim.
Mesmo envolvida com tudo isso, meu coração sabia que estava errado. Eu já havia conhecido a Palavra de Deus e, no fundo, tinha consciência de que estava distante d’Ele.
Foi nessa época que conheci o Pedro, hoje meu esposo. Nos tornamos amigos na faculdade e, logo, começamos a namorar. Ele também conhecia a Palavra, mas estava afastado. Nosso relacionamento era bom, mas faltava o essencial: Jesus. Ambos estávamos longe d’Ele.
Lembro-me de um dia específico, em uma festa. Fiquei parada, observando o ambiente ao meu redor: pessoas bebendo, fumando, vivendo exatamente o que desagrada a Deus. Então, ouvi claramente uma voz dizer: “O que você está fazendo aqui? Vai embora!”. Olhei para trás, achando que era coisa da minha cabeça… mas não era. Era o Espírito Santo me alertando. Na mesma hora, chamei o Pedro e fomos embora.
A partir desse dia, meu coração começou a buscar. Passei a orar, e foi aí que iniciou-se uma batalha espiritual intensa. Vivi um processo profundo de libertação e precisei fazer grandes renúncias. O Espírito Santo me dizia que não seria fácil, mas que Ele estaria comigo em cada passo.
Em meio a essa busca, Deus me pediu o meu relacionamento com Pedro. Aquilo foi muito difícil. Eu não queria abrir mão de quem amava, mas entendi que, para Deus realizar a obra completa, seria necessária uma entrega total da minha parte.
A separação não foi fácil. Fiquei sem amigos, sem namorado, apenas eu, Deus e o apoio da minha família. Mas, nesse tempo, o Senhor me presenteou com amizades incríveis, pessoas escolhidas por Ele para caminhar ao meu lado.
Ficamos cinco meses separados. Nesse período, minha oração era constante: que Deus fizesse o melhor, tanto na minha vida quanto na dele. Eu sabia que uma semente havia sido plantada no coração do Pedro, mas ele ainda dizia que não estava pronto.
Foi então que orei dizendo: “Senhor, se for da Tua vontade que eu volte a namorar, que seja com um homem que me entregue uma aliança de compromisso, como sinal da aliança que faremos contigo, com Jesus sendo o centro do nosso relacionamento.”
E Deus me ouviu. Pedro voltou, trazendo um par de alianças. Senti-me honrada e completamente envolvida pelo cuidado de Deus. A partir dali, recomeçamos nosso relacionamento do zero. Afinal, éramos pessoas novas, com corações transformados. Foi como se o Senhor tivesse transformado a água insípida de antes no vinho novo e cheio de sabor que só Ele pode oferecer.
Um ano depois, iniciamos os preparativos do nosso casamento. Enfrentei uma crise no trabalho e acabei desempregada às vésperas da cerimônia. Foi um momento de provação, mas lembrei-me da promessa de Deus e do processo que Ele estava conduzindo.
Mesmo sem recursos, vimos a provisão sobrenatural do Senhor em cada detalhe: ganhamos praticamente tudo. Após o casamento, ainda sem emprego, Deus continuou suprindo todas as nossas necessidades e mostrou ao Pedro o seu papel como provedor do nosso lar.
Três meses depois, recebi uma ligação que confirmou a promessa: pude escolher onde trabalhar. Hoje, para a glória de Deus, atuo em um dos maiores campos missionários que existem: um hospital e, sempre que posso, levo o nome de Jesus aos meus pacientes.
Renunciar não é fácil, mas Deus surpreende com milagres que não imaginamos. Eu vivi a transformação da água para o vinho, de uma vida sem sabor, vazia e distante de Deus, para um novo tempo repleto de propósito, alegria e plenitude. E sigo compartilhando este testemunho para que outros saibam: vale a pena viver para Jesus.
Por isso, não saia do seu propósito. Viva intensamente para Aquele que é nosso único e suficiente Salvador.