Olá minha amiga! Como você está?
Te conhecendo bem, talvez esteja tudo escuro por aí e quem sabe as lágrimas já tenham encontrado espaço no seu rosto, não é mesmo? Muitas vezes, a tristeza parece não ter fim, as dores insistem em permanecer e os processos se mostram difíceis de suportar. Mas decidi escrever esta carta para lhe dizer, com toda a certeza: tudo isso vai passar, e você viverá uma nova história, com vinho novo para saborear.
Você deve estar se perguntando: como eu sei disso?
Simples: eu também já passei por um processo escuro, sem vida e marcado por muitas lágrimas. Eu tinha promessas da parte de Deus, mas parecia que nenhuma delas se cumpriria. Eu não conseguia enxergar possibilidade de frutos, apenas escuro, vazio, silêncio… e lágrimas, muitas lágrimas.
Vou te contar um pouco sobre esse meu processo. No início de 2025, o nosso apartamento foi vendido e, com dois filhos, todas as portas se fecharam. Comecei a perguntar ao Senhor se não era tempo de sairmos do Brasil para viver fora, e Ele nos confirmou. Você sabe que sou casada com descendente de japonês, e que nós passamos por um longo processo migratório, cheio de dúvidas e medos. Mas hoje, estou escrevendo esta carta para você diretamente do Japão! Sim! Deu certo! Deu fruto! E uma nova história Deus tem para minha casa, e certamente terá a sua também.
Assim como Israel viveu um novo tempo, em que o sustento deixou de vir de forma milagrosa para brotar do próprio solo que Deus lhes deu (Depois leia Josué 5:12), nós também experimentamos momentos em que Ele mudou a forma de prover. Não é falta de cuidado, mas sinal de que chegamos ao lugar onde já podemos colher o fruto do que Ele preparou.
Certo dia, enquanto andava de carro à noite com o meu marido aqui no Japão, ele me perguntou: “Você sabe por que não há faróis nem iluminação nas estradas onde tem plantações?” Eu respondi que não. Então, ele me explicou que a escuridão tem propósito pra as plantações: é nesse tempo que elas descansam e se fortalecem para o próximo dia de luz, evitando que deem frutos antes do tempo.
A verdade, minha amiga, é que eu não via a hora de te contar isso, mesmo que por carta, porque o Senhor é perfeito em tudo que faz. Até o mais profundo escuro é, na verdade, sinal de preparo para o melhor fruto. Compreende? Por isso, minha querida amiga, não fuja dos processos. Espere, mantendo os olhos no Senhor, mesmo sem entender, sem enxergar, chorando ou sentindo dor, confie n’Ele de todo o seu coração.
Acredite: as suas lágrimas produzirão a melhor safra de vinho, pois o Senhor permitirá que você prospere. Mas, por favor, suporte o processo, pois ele tem data certa para acabar.
Que a paz seja contigo, minha irmã.