Você sabia que as disciplinas espirituais estão diretamente ligadas a um casamento saudável? A verdade é que quando um casal respeita a particularidade um do outro, isso já se torna um grande feito, mas quando eles estão na mesma direção, tudo se torna extraordinário. A direção refere-se ao cumprimento das disciplinas espirituais, já a particularidade é o ritmo de cada um nesse processo.
Se o homem e a mulher devem ser uma só carne (Mateus 19:6), falamos então de unidade, e isso se fortalece com as disciplinas espirituais. É natural que uma das disciplinas se destaque um pouco mais do que as outras, por exemplo, a esposa ama orar, mas pode apresentar dificuldades na leitura da Bíblia. Por sua vez, o marido lê todos os dias a Palavra de Deus, mas não lembra a última vez que fez um jejum.
Situações como essas podem ser resolvidas com mais facilidade quando há companheirismo e respeito entre o casal. A esposa sábia convida o marido para um jejum juntos, e o marido com sabedoria lê para a esposa versículos sobre o que ela vem orando, trazendo fortalecimento para a relação.
Sabemos que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Diante disso, podemos destacar algumas dicas que podem ajudar o casal no domínio das disciplinas espirituais. Vejamos:
- Comecem o dia um abençoando o outro e nesse momento, declare sobre o seu companheiro (a) mais ânimo em relação às disciplinas espirituais.
- Sempre que possível, façam o momento individual com Deus no mesmo horário.
- No tempo de qualidade do casal, onde envolve a conversa, acrescente revelações da Palavra lidas no dia e até mesmo experiências que cada um teve com Deus.
- Organizem as prioridades do dia, tendo dessa forma, tempo de qualidade para oração, jejum e leitura da Bíblia.
Assim, conversem sobre o tema, descubram a disciplina espiritual que requer atenção do seu cônjuge, falem das suas dificuldades, e juntos, desfrutem de um casamento muito mais saudável!