Empreendendo com Propósito: Entrevista com Maeli Galdino

Neste mês de Maio, denominado “O mês do trabalho”, você conhecerá um exemplo de empreendimento que possui princípios cristãos como base para a criação do seu negócio. Criada há dois anos, a papelaria Purpose Paper (em tradução para o português, purpose significa propósito), trabalha com produtos voltados para a organização e produtividade para a vida cristã. Conversamos com Maeli Galdino, fundadora da empresa, que nos ajudará a compreender como os princípios bíblicos podem ser aliançados com a vida profissional de todo cristão. Confira a entrevista!

  • Como surgiu a ideia da criação da empresa?

A ideia veio da necessidade que eu sentia de ter um planner que fosse cristão e que trouxesse ferramentas para a vida espiritual do cristão, não apenas para coisas de trabalho ou finanças, mas que tivesse também uma estética agradável. Procurando por esse planner em vários lugares, percebi que não conhecia nenhum com esse formato que estava pensando. Interessante destacar que desde criança, eu já falava que tinha vontade de ter uma empresa, sabia que queria ter a minha própria marca, só não sabia exatamente com o que estaria relacionada. Comecei então a validar a ideia com outras pessoas ao meu redor, que acharam a proposta interessante. Tive o feeling e o meu “eu empreendedor” sabia que isso daria certo.

  • Qual é o grande diferencial da Purpose Paper?

Em primeiro lugar, somos pioneiros como uma papelaria cristã, especificamente nesse nicho de produzir conteúdos e ferramentas que sejam voltados para a vida espiritual. Além disso, temos também a questão estética, pois produzimos produtos realmente belos e esse é um dos nossos pilares. Queremos entregar uma experiência bela do início ao fim. Desde quando as pessoas chegam em nossas redes sociais, passando pelo pacote que chega a sua casa, até o produto que ela consome. Nós acreditamos que Deus também se revela por meio da beleza e da estética, tanto que vemos que todas as coisas que Ele faz são lindas. Em segundo lugar, o conteúdo cristão de qualidade, e para isso, procuramos estudar muito e estarmos embasados em uma teologia sólida, focados em criar conteúdos de excelência.

  • Qual é o impacto em ter um empreendimento voltado ao nicho cristão?

Acredito que todo trabalho pode ser a vontade de Deus para nossas vidas e pode ser útil para abençoar pessoas. O principal é honrar e glorificar a Deus por meio da excelência daquilo que produzimos. Mas com certeza, trabalhar com esse público é abençoador para a minha vida. Eu consigo ver o reflexo de Deus em nossos clientes e aprendemos com eles. Outra diferença é o fato de termos a oportunidade de nos aprofundarmos em temáticas cristãs, o que é um grande privilégio. Além disso, é um desafio equilibrar os interesses empresariais e a vontade de Deus, porque se fôssemos seguir a cultura das outras empresas de sucesso no mundo, acabamos por pecar pelo excesso, buscando mais sermos produtivos por lucros, resultados, otimização de processos, mas assim, deixaríamos de ser produtivos para honrar e glorificar a Deus.

  • Como você busca atingir esse equilíbrio?

Devemos aprender a sermos excelentes e honrarmos e glorificarmos a Deus com o nosso trabalho. Isso nos ajuda a criar uma cultura sem exageros, a refletir  a vontade boa, perfeita e agradável de Deus. Ter nosso coração embasado nesses princípios  e no nosso trabalho faz com que exerçamos uma forma muito diferente de trabalhar, no método de criar os produtos, na forma de atendimento aos clientes, ou seja, em tudo o que fazemos procuramos refletir aquilo que é sempre o mais próximo da vontade de Deus.

  • Como se dá o processo de inspiração para a criação dos produtos?

Os nossos produtos costumam se dividir entre a parte estética e a parte funcional. Precisamos buscar o conceito, em primeiro lugar, e estamos sempre nos nutrindo de inspirações e conceitos da Palavra de Deus para nos ajudar no momento de criar. Nós não esperamos uma revelação, porque lidamos com prazos e planejamentos. Mas buscamos referências que alimentam a ideia criativa. Ao mesmo tempo, também nos atentamos a buscar seguir as referências do mercado. Esses elementos juntos nos ajudam a criar a parte estética. A etapa de inspiração é contínua e não se limita a um único momento. Já a parte funcional, surge da busca de entender a necessidade das pessoas e de tentarmos solucioná-las por meio dos nossos produtos.

  • Você já recebeu testemunhos relacionados à compra dos seus produtos?

Já recebi muitos e isso faz toda a diferença. É incrível vermos que Deus realmente usa o nosso trabalho e as ferramentas que nós cremos que Ele também cria conosco e que são úteis para ajudar pessoas para honra e glória de Deus. Uma vez, um rapaz com déficit de atenção nos falou que o nosso caderno de estudos bíblicos o ajudou no processo de concentração. Existem pessoas que com o nosso caderno de anotações dos cultos, passaram a prestar mais atenção nas ministrações e a absorver melhor a Palavra de Deus. Já com o planner, recebemos testemunhos daqueles que dizem que ao usarem, tiveram outra mentalidade sobre como entender a sua produtividade no dia-a-dia e a cumprir atividades essenciais como o devocional e o estudo bíblico.

Jéssica Lima

Jéssica Lima

Você também vai gostar de ver