Enraizados no propósito – Se as raízes estão bem, todo o resto está bem!

imagem: envato

512

Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” 

(Jeremias 17:8)

Quando olho para uma bela árvore, sempre me recordo desse versículo. Você já parou para pensar qual é a parte mais importante de uma árvore? O que vemos na superfície são as folhas, os frutos, as flores, o tronco e os ramos, mas o que está debaixo da terra e não vemos, também tem grande importância —  as raízes.

O texto de Jeremias nos revela que essas estruturas são muito importantes, no entanto, elas precisam estar junto às correntes de água pois, caso contrário, não conseguirão cumprir com o seu propósito, ou seja, fazer daquela árvore uma planta linda e saudável.

Muitas vezes nos deparamos com plantações lindas, verdinhas, produtivas e frondosas, mas não imaginamos o que acontece antes do resultado que os nossos olhos veem. Podemos nos beneficiar da sombra de uma árvore, de suas flores e do seu fruto, mas para que tudo isso seja possível, existe algo incrível abaixo do solo acontecendo. 

Veja que interessante: para as raízes serem fortes, é necessário receber do solo todos os nutrientes que necessitam, por isso, o segredo de uma bela árvore está relacionado principalmente com o local onde está localizada, e com o tipo de solo em que está plantada. Se você plantar uma árvore em um solo improdutivo, com certeza as suas raízes não terão nutrientes para se desenvolver, e assim, teremos raízes fracas e naturalmente uma planta “mirrada”, que pode até mesmo não sobreviver. 

Sim, é da raiz que todo o sustento é distribuído para a planta, seja ela frutífera ou ornamental, não importa. O que realmente se faz necessário é como essa raiz está sendo alimentada pelo solo e como está recebendo os nutrientes essenciais para dar vida à planta. 

Pensando nisso, podemos fazer uma analogia com a nossa vida. Assim, se estivermos ligados com o nosso Criador, com certeza teremos os nutrientes certos para sobreviver, produzir e viver nesse mundo. Lembra do versículo citado do texto de Jeremias? A única forma de uma árvore cumprir com o seu propósito é estar ligada às correntes de água. 

Dessa forma, quanto mais profundas forem as raízes nas correntes de água, mais forte será a árvore. Assim acontece conosco. A nossa vida precisa de raízes profundas no Senhor, pois é somente d’Ele que vem vida, assim como nos mostra a passagem de Colossenses:

“Deixem que as raízes de vocês se aprofundem n’Ele e extraiam d’Ele a nutrição. Continuem crescendo no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na fé, como foram ensinados. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão. ” (Colossenses‬ 2‬:7).‬ ‬‬‬‬‬

Portanto, ser enraizado no Senhor é também ser nutrido e fortalecido, com ênfase na fonte que nos supre  com tudo o que necessitamos: Cristo, o único que nos concede essa força para sobreviver. 

A verdade é que estamos unidos ao Senhor Jesus por causa da sua morte e ressurreição, pois isso aconteceu justamente para que tivéssemos vida. Agora, estamos ligados a Cristo como ramos enxertados na videira. Por isso, somos árvores e produzimos bons frutos. 

Mas, na vida de um homem, o que simboliza a raiz? Simples, o conhecimento que um homem possui do seu Criador e o seu relacionamento com Ele. Ou seja, quanto mais profundo for esse relacionamento com Deus, mais forte se tornará em sua fé. Dessa forma, um homem maduro no Senhor é aquele que possui raízes profundas. 

Nesse contexto, é interessante destacar que a necessidade de termos raízes profundas é para que possamos suportar os momentos de sequidão e provações. Quando possuímos raízes profundas e fortes no Senhor, nos tornamos inabaláveis e assim conseguimos resistir aos maus dias, sem contar que tudo o que fizermos, prosperará. 

Em Salmos 1:3 diz que: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. (Salmos 1:3). A expressão “Será como árvore plantada” – significa que não é uma árvore selvagem, mas uma árvore escolhida, cultivada e protegida pelo próprio Criador. 

A Palavra de Deus também nos ensina que toda árvore que o Pai não plantou, será “arrancada”. Você pode pensar: mas como me tornar uma árvore plantada pelo Senhor? Quando você nasce da água e do Espírito, reconhecendo a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, você se torna uma árvore plantada pelo Senhor. 

Mas, quais os benefícios em se tornar uma árvore com raízes profundas no Criador? O benefício é que poderemos nos alimentar no rio d’Ele, onde há perdão, graça, promessas e comunhão, além de ser uma fonte inesgotável.  

Portanto, se formos bem alimentadas por Deus, com certeza produziremos frutos no devido tempo. A Palavra do Senhor nos diz que conhecemos a árvore pelo fruto que ela produz. Assim, podemos concluir que se a raiz está ligada no Senhor, os frutos serão de excelência.

“O frutificar é uma qualidade essencial do homem gracioso e esse frutificar deve ser constante.”  (C.H. Spurgeon).

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x