Revista Renascer

ensina a criança
Capa

Ensina a criança no caminho em que deve andar…

Foto: Paulo Rogê

Chegamos no mês de outubro, e com ele datas importantes a serem comemoradas, como o dia das crianças, dos professores e também do idoso. Nesse texto, queremos trazer uma reflexão sobre Provérbios 26:6, abordando as diferentes faces que Salomão mostra nesse versículo, pois todas são relevantes e merecem a nossa atenção.

Apesar das crianças parecerem frágeis e sem entendimento, essa é a fase da vida  mais propícia para apresentarmos a Palavra de Deus. Toda criança precisa ser amada, cuidada, respeitada e protegida. Não podemos desvalorizar a infância, nem abrir mão de ensinarmos os princípios bíblicos desde cedo.

Há muitos testemunhos de crianças que se entregaram à Jesus, ainda com pouca idade. Isso ocorre pelo fato de serem puras, sem as preocupações do mundo, sem a hipocrisia e sem a necessidade de fingir para simplesmente agradar os outros. As crianças são simples e sensíveis à voz do nosso Deus, e entendem plenamente a mensagem do Senhor Jesus, pois a Sua linguagem é o amor.

Estatísticas mostram que é nessa fase da vida que se obtém os melhores resultados na evangelização. A cada 100 crianças com idade até nove anos que são evangelizadas, 85 decidem seguir a Jesus. Enquanto que para os adultos acima de 20 anos, para cada 100 que são evangelizados, apenas 3 se convertem ao Senhor. Daí a importância de não sermos negligentes nesse trabalho e nos empenharmos em cuidar das crianças.

Neste contexto, apesar da responsabilidade inicial da evangelização ser principalmente dos pais, os professores das Escolas Bíblicas têm a oportunidade de ser referência de Cristo nesta geração e também na preparação para a próxima.

Professores fiéis, comprometidos com a Palavra de Deus e que tenham em seus corações o verdadeiro amor pelas crianças, fazem toda diferença neste processo. Muitas vezes, o ambiente escolar pode colocar em dúvida a importância de crer em Deus, pois as influências negativas são muito fortes.

Um professor que tenha temor no Senhor pode ajudar muito na vida e na formação das crianças, mas os professores das Escolas Bíblicas podem corrigir as distorções, fortalecendo e solidificando os ensinamentos bíblicos recebidos nos lares, ou ainda corrigindo a falta de recebimento desses, devido à displicência ou falha de alguns pais.

Por isso, é de extrema importância que as igrejas tenham a visão de trabalhar o evangelismo com as crianças de forma estruturada. Com divisão das turmas por idade, de forma bem planejada e utilizando uma linguagem adequada, teremos grande êxito ao ensinar as crianças sobre a Palavra de Deus. Nesta guerra espiritual pelas vidas dos pequeninos, estaremos cumprindo uma das ordenanças recebidas do próprio Jesus, que é para não embaraçarmos as criancinhas, pois delas é o Reino dos céus (Mateus 19:14).

Se todo o processo for seguido com atenção, preparando e cuidando desde cedo das criancinhas, trabalhando a sua formação e apresentando Jesus no momento propício, provavelmente a fé dessa pessoa não será abalada e o seu futuro também estará protegido, pois o caminho já foi definido e o caráter foi formado dentro da visão do Senhor.

Dessa forma, não haverá desvio do caminho certo, conforme somos instruídos em Provérbios 22:6, “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for velho, não se desviará dele”.  Mas ainda que não aconteça desta forma, temos a responsabilidade de continuar buscando as vidas que ainda não tiveram o contato com a Palavra do Senhor e não puderam decidir pelo caminho certo.  Então, nos resta seguir a outra ordenança, que é levar a Palavra de Deus à toda criatura, como determinado em Marcos 16:15: “E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Concluímos que a nossa missão é interminável. Mesmo que já estejamos na terceira idade, não faltará oportunidade de nos sentirmos úteis e fiéis aos desejos do Senhor, que é alcançar o máximo de vidas que pudermos.

Assim como diz a segunda parte do versículo de Provérbios 26:6, estando nos caminhos do Senhor, mesmo depois de velho, não nos desviaremos. Portanto, não se sinta incapaz para essa missão. A obra é grande e faltam obreiros para a sua realização.

Sonhe os sonhos de Deus e deixe Ele te conduzir nos planos que Ele tem para a sua vida!

Portanto, a nossa mensagem para esse mês de outubro é: um feliz dia para todas as crianças que embelezam as nossas vidas com sua forma pura e genuína de olhar o mundo!

A você, mestre, que não tem poupado esforços para ensinar e orientar com sabedoria, te desejamos um lindo mês!

E a todos os nossos idosos: que o amor do Senhor seja bênçãos para vocês!

Ensina a criança no caminho em que deve andar…

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo