Espírito Santo, como explicá-Lo?

Acredito que discorrer sobre o Espírito Santo, seja, talvez, o maior desafio encarado por mim. Falar sobre a trindade é de fato uma das tarefas mais difíceis para qualquer cristão. Por esse motivo, a Revista Renascer trará um estudo dividido em duas partes, sendo a parte 1 na edição do mês de fevereiro e parte 2 no mês de março. Vamos lá?

 

Em primeiro lugar, quero explorar e analisar o que as Escrituras têm a nos ensinar. Em todo caso, quero alertá-lo que de forma alguma chegaremos aqui em uma conclusão que poderemos dizer: “pronto, é isso! Desvendamos!”, pois acerca deste assunto, existem muitos mistérios. Compete a nós estudar e absorver o que a Bíblia expõe e o que ela não expõe, caberá entender que temos um limite a ser respeitado e, nesse caso, o silêncio é a melhor opção.

Em nossa trajetória cristã, aprendemos sobre o amor do Pai (Deus) que entregou o Seu filho (Jesus) para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Contudo, raramente ouvimos ensinos e mensagens sobre o Espírito Santo.

Muitas de nossas canções mencionam o Espírito Santo. Costumamos cantar: “Espírito Santo, vem me encher, tua liberdade me faz voar”; “Espírito vem, Espírito vem, Espírito Santo”.  Mas de fato, sabemos quem Ele é? Será que compreendemos seu papel e sua importância na Igreja? Gostaria de começar provocando essas reflexões.

Quantas vezes você pôde receber ensinamentos acerca da pessoa do Espírito Santo? Quantas ministrações você pôde ouvir ao longo de sua trajetória cristã, acerca d’Ele?

Quando pensamos sobre o tema “Espírito Santo”, notamos que possuímos um conhecimento raso e, frequentemente, somos ignorantes acerca de seu propósito e de suas funções. O que notamos é que não damos a devida importância, deixamos de lado, desprezamos Sua obra e pessoa por simplesmente não entender de fato quem Ele é.

Quero dizer a você, caro leitor, que o Espírito Santo é mais do que um vento, mais do que símbolos e mais do que uma “força ativa”. Aliás, esse talvez seja um dos maiores erros cometidos por um cristão, acreditar que o Espírito Santo seja uma força ativa. Não há como falar sobre a vida cristã e sobre a obra da cruz, se não dermos a devida atenção a pessoa d’Ele.

Mas então, quem é o Espírito Santo?

A Bíblia diz que o Espírito Santo é uma pessoa. Inclusive, Jesus nunca mencionou o Espírito Santo como um objeto ou um ser impessoal. Muito pelo contrário, Ele mencionava o Espírito Santo como uma pessoa. Veja alguns exemplos: “e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”. (João 14:16). “Porém digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. (João 16:16).

Podemos notar em outras passagens que o Espírito Santo é mais do que uma  força impessoal por possuir intelecto, emoções e vontades; características de uma pessoa. Ele fala – “Ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apocalipse 2:7).

Ele intercede: “e da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8:26).

O Espírito Santo também conduz: “mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. (João 16:13).

Ele se entristece: “e não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”. (Efésios 4:30).

Ele ordena: “e, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia”. (Atos 16:6).

Encontramos, também, na Palavra de Deus, que o Espírito Santo é uma pessoa Divina: Ele é eterno: “quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hebreus 9:14).

Ele é todo poderoso: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra”. (Lucas 1:35).

Ele também é chamado de Deus:  “Ananias, por que você deixou que Satanás enchesse o seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, ficando com parte do dinheiro da venda do terreno? O terreno não era seu, antes de você vendê-lo? E depois que você o vendeu, não tinha a liberdade de fazer o que quisesse com o dinheiro? Por que decidiu fazer isso? Você não mentiu para os homens, mas sim para Deus!” (Atos 5:4).

Ele é Onipresente: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (Salmos 139:7).

Ele é Onisciente: “Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito: porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (I Coríntios 2:10-11).

Acredito que com esses versículos e estudo inicial, conseguimos entender melhor sobre quem  é o Espírito Santo. Prosseguiremos esse estudo na próxima edição da Revista Renascer. Espero vocês!

Kezia Christhiane Ferreira Torres

Bióloga e Ministra de Louvor IBR MUSIC

Você também vai gostar de ver

guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elizeth
Elizeth
2 anos atrás

Que belo estudo que continue escrevendo pois Deus usa de todas as maneiras e vc irá impactar mtos com seus estudos …

Raquel Jaime
Raquel Jaime
2 anos atrás

Eu acredito que o Espírito Santo habita em nós, nos nossos corações e nós da discernimento e muito mais…

Maria Aparecida Santana Gomes
Maria Aparecida Santana Gomes
1 ano atrás

Maravilhosa exploração da Palavra de Deus ,no que diz respeito a pessoa do Espirito Santo de Deus .Parabéns Kézia querida , reflexões pertinentes e acima de tudo ,verdadeiras . Deus continue abençoando você e te dando sabedoria e revelação na Pessoa do Espirito Santo. Toda Honra e Glória damos a Ele.bjss

3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x