Eu não quero falar desse assunto

imagem: envato

50

O casamento é o relacionamento mais íntimo que dois seres humanos podem experimentar. Em razão disto, o casamento traz à tona o melhor e o pior na maioria das pessoas, pois os dois, marido e mulher, lutam para viver como “uma só carne” conforme a instrução Bíblica.

Na convivência diária, podemos perceber que a raiz da maioria dos problemas do casamento está no egoísmo e na falta de diálogo. Quando um ou ambos os parceiros escolhem viver como se suas necessidades merecessem consideração superior, os conflitos aparecem.

Sabendo que os conflitos são muitas vezes inevitáveis, os casais precisam ter disposição para a resolução desses problemas, e nesse sentido, a forma correta de abordagem é o segredo para alcançar sucesso nesta tratativa, pois caso contrário, a frase: “Eu não quero falar desse assunto”, pode trazer resultados catastróficos para o relacionamento.

Sem dúvidas, a comunicação entre o casal é o foco da maioria dos problemas conjugais. Tem uma frase popular que diz: “quem não se comunica, se trumbica”, e isso significa que sem uma boa comunicação não há entendimento, não há clareza, e também não há direção.

Nesse contexto da falta de diálogo, muitos casais se justificam dizendo que suas ações apontam para o óbvio e assim esperam que o parceiro entenda o sinal que foi mandado, e é nesse sentido que reside o problema, pois o “óbvio” é um sinal passivo de várias interpretações e, nesse campo, o cônjuge pode entender diversas coisas, menos o que realmente o outro quis dizer.

Por isso, esperar que o parceiro entenda algo sem que lhe tenha sido comunicado não é sensato, ao contrário disso, uma comunicação clara e objetiva é sempre o melhor caminho. Então, quero te incentivar a desenvolver uma boa comunicação com seu cônjuge, buscando sabedoria em Deus para tal. Lhe garanto que isso resultará na redução de grande parte dos seus problemas conjugais.

Outro ponto importante para ser desenvolvido entre o casal é ter coragem e disposição para tratar dos problemas que são sensíveis no seu relacionamento. Alguns casais não tratam de pontos específicos dos seus relacionamentos, com o pretexto de que o tempo se incumbirá de resolver e trazer a maturidade para o problema.

Permita-me lhe dizer algo: a percepção de um problema é distinto para cada um dos cônjuges, em outras palavras, se você entende que algo é um problema, este pode não ser para seu cônjuge, pois para ele ou ela está tudo muito bem, até que você aborde o assunto. Assim, é necessário compreender que são duas pessoas com formações diferentes, vivências distintas e visão de mundo opostos, o que interfere na percepção de um problema a ser tratado.

Quando mencionei que é necessário ter coragem e disposição, deve-se ao fato de que há um receio por parte do ofendido que é melhor guardar para si e não tratar o problema, mas entenda que a consequência para essa atitude será um estouro em um determinado tempo, ou o que é pior, um relacionamento amargo, sem prazer, por que você permitiu o acúmulo de problemas sem tratá-los. Portanto, não deixe que os problemas roubem a alegria do seu relacionamento conjugal.

Provérbios 15 verso 1 diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Mesmo no calor das discussões, você sempre terá a oportunidade de “apagar o fogo” ou colocar mais “lenha na fogueira”. Dessa forma, o meu conselho é para que busquem o domínio próprio, pois se você se empenhar, verá o cumprimento do verso acima na sua vida.

É importante ressaltar que não há uma receita em que estão listados os ingredientes necessários que levarão ao êxito de um casamento, mas embora não haja essa fórmula mágica, é relevante dizer que somente buscando orientação de Deus o casal pode alcançar sucesso no seu relacionamento.

Então, busque o Senhor e Ele te instruirá sobre a melhor forma de resolver os problemas diários do seu casamento.

Compartilhe esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Matérias Recentes

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x