“Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: o Senhor é contigo, homem valoroso.” (Juízes 6:12).
Acredito que homens de valor não têm preço, pois não são encontrados em qualquer lugar, não se vendem e, diante da missão que recebem de Deus eles não desistem. Homens de valor são inegociáveis e não se aliam à mentira, pelo contrário, vencem suas guerras e lutam suas lutas com dignidade.
Para muitas pessoas, o valor não é algo tão óbvio como é para Deus. Nesse sentido é interessante destacar que o Senhor sempre nos vê de forma transparente, pois Ele sabe o que está dentro de nós, conhece os sinceros, os falsos, os hipócritas, e também os que são verdadeiros e de coração reto. A verdade é que o ser humano não consegue enxergar prontamente o valor do seu semelhante, mas Deus nos vê em todo o tempo, e não há nada oculto diante d’Ele.
Gosto de comparar o homem ao sol, que não tem variações, pois independente do que aconteça, ele estará ali do mesmo jeito, cumprindo com suas funções. Assim também deve ser o homem para com a sua família, que apesar de aprovações ou reciprocidades, ele simplesmente continuará exercendo o seu papel de amar, proteger, prover e gerar um ambiente estável para a família, proporcionando um amor incondicional. Por isso, ao homem cabe o dever de gerar estabilidade emocional dentro de sua casa, afinal ele é observado e copiado por seus filhos e esposa em todo tempo.
Separei abaixo, algumas atitudes que diferenciam o homem de valor de um Homem “Menino”. Vejamos:
“Meninos” desistem quando falham. Homens continuam.
“Meninos” esquecem dos pais. Homens honram seus pais.
“Meninos” são possessivos. Homens são protetores.
“Meninos” são arrogantes. Homens estão confiantes.
“Meninos” guardam rancor. Homens perdoam e esquecem.
“Meninos” querem ser homens. Homens querem ser cavalheiros.
“Meninos” esperam pelo futuro. Homens criam o futuro.
Separei também cinco características de homens de valor:
- Ama a Deus – O varão valoroso põe Deus em primeiro lugar em sua vida. Ele não compromete sua fé para agradar outras pessoas com valores errados. (Salmos 1:1-2).
- Dedica-se aos outros – O varão valoroso não é egoísta. Ele entende que cada pessoa tem valor aos olhos de Deus. Ele tem amor e respeito por todos à sua volta. (Romanos 12:10).
- É corajoso – O homem não precisa ser forte para ser valoroso. Coragem é se manter firme, mesmo enfrentando oposição e perigos. O varão valoroso não desiste de obedecer a Deus. (1 Coríntios 16:13).
- Tem domínio próprio – O homem que se controla revela grande força. O varão valoroso encontra força em Deus para se controlar, evitando muitos pecados. (Provérbios 16:32).
- É sensato – A responsabilidade e o equilíbrio são qualidades importantes do varão valoroso. Ele pede ajuda a Deus para fazer o que é certo e assim promove a paz e a união. (1 Timóteo 2:8).
Portanto, onde houver trevas, você homem de valor, deve levar a luz. Onde faltar sabor, que você seja o sal. Onde houver sedentos, apresente-se como a Água da Vida. Onde houver famintos, que você leve o Pão que sacia a fome. Dessa forma, o homem de valor deve estar sempre pronto para servir!
Por isso, se posicione e seja este homem ao qual Deus tem procurado e assim, viva o melhor d’Ele em todo o tempo.