O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Durante esta conferência foi aprovado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.
Mas, por que você como cristão e cidadão, deve se preocupar com o meio ambiente? O que eu tenho a ver com isso?
Você sabia que existem mais de 2.400 versículos que, de alguma maneira, se referem ao meio ambiente na Bíblia? Isso corresponde a quase 8% do total!
Veja abaixo, cinco exemplos bíblicos que te ajudarão a entender sobre a relação entre o cristianismo e o meio ambiente:
Em primeiro lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente, porque foi Deus que o criou! A Bíblia começa com a seguinte afirmação: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1). Deus planejou e criou todas as coisas com muito zelo, criatividade e perfeição. Então, a lógica é: se você ama a Deus, também deve amar aquilo que Ele criou! A preocupação com o meio ambiente demonstra pra Deus que você o valoriza e o reconhece como criador e dono de todas as coisas.
“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”. (Salmos 24:1-2). Dessa forma, se você crê em Deus e acredita que Ele criou os céus e a terra, você deve se importar em preservar a natureza!
Em segundo lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente, porque a natureza reflete a bondade e a glória de Deus! Quando destruo a natureza, também aniquilo um pouquinho com a manifestação da glória de Deus. “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. (Salmos 19:1).
Em terceiro lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente, porque Deus se importa com toda a criação e com a natureza. “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta”. (Mateus 6:26a). Deus se preocupa com o sustento e moradia dos animais, com a abundância das árvores que Ele plantou, etc.
Em quarto lugar, porque Deus nos deu a responsabilidade de guardar e cuidar do meio ambiente. Desde o Éden, Deus confiou a guarda e o cuidado da natureza nas mãos do homem. Quanto privilégio! Quanta responsabilidade!
Em quinto lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente, porque não temos o direito de privar as presentes e as futuras gerações de usufruírem das bênçãos naturais que Deus ofereceu para todos os seres humanos. Não tenho o direito de esgotar os recursos naturais como se eles tivessem sido dados apenas para a minha geração.
Pensar no amanhã. Pensar no outro. Pensar no meu irmão e se importar com a situação dele. Que mundo nossos filhos e netos herdarão? Eles serão capazes de usufruir as bênçãos de um ar limpo?
As palavras para esse dilema são: Sustentabilidade. Responsabilidade. Compromisso.
Todos os cristãos e cidadãos deveriam se preocupar com isso!