O conceito de minimalismo começou a ganhar espaço no mundo da moda na década de 90, como resposta aos exageros dos anos 70 e 80. Teve início em Paris, e o slogan compartilhado ficou conhecido como “less is more” (menos é mais).
É importante destacar que minimalismo na moda é um conceito baseado no uso de roupas que são atemporais, versáteis e confortáveis. Sendo assim, a ideia é baseada em conseguir formar vários looks com a mesma peça. Não se trata de ir contra a moda, mas sim de aprender a usá-la de uma forma consciente e a seu favor. Dessa forma, as roupas passam a ser escolhas intencionais. Gostaria de apresentar alguns conselhos para facilitar o momento de renovar o seu guarda-roupa, tendo como referência os princípios minimalistas!
Primeiramente, na hora de escolher as peças, dê preferência para modelos funcionais, elegantes e de boa qualidade. Por isso, na maioria das vezes, os tons neutros, clássicos e básicos são os mais utilizados, já que podem facilitar a composição de um look versátil. Branco, preto, cinza e tons pastéis, por exemplo, costumam ser os mais populares. As estampas aparecem no estilo, mas sempre de uma forma mais sutil, como listras, poás e até mesmo o xadrez.
O importante é ter poucos e bons produtos que durem por muitas estações.
Temos vários movimentos caminhando em sintonia com o minimalismo, um bom exemplo é o “Armário Cápsula”, que apresenta um conceito sustentável e vantagens interessantes como:
- Saber o que vestir;
- Fazer várias composições;
- Diminuir as compras;
- Praticar desapego;
- Descobrir o seu estilo;
- Economizar espaço;
Aqui vai a dica de peças essenciais para ter em seu armário minimalista:
- Camisa clássica branca
- T-shirts básicas nas cores: branca, preta, cinza e tons pastéis
- Blazer preto
- Casaco de malha nude
- Calça jeans
- Calça alfaiataria nas cores: branca e preta
- Bermuda jeans
- Saia preta ou nude
- Vestido preto
- Par de tênis de cor neutra
- Par de sapatos (Scarpin) preto ou nude
- Par de sapatos casual preto ou nude
São essas as peças chaves para um armário minimalista, pois trata-se de escolhas que se combinam entre si, refletem o seu estilo, evitam exageros de consumo e no final, ainda são eficientes em oferecer um leque imenso de alternativas.
Não pense que é só pegar a primeira roupa básica, ou apostar sempre em cores neutras que você chegará ao que é proposto pelo minimalismo. A ideia não é reduzir as suas opções. A proposta de um visual minimalista vai do formal ao informal. É um look pensado e montado como qualquer outro.
Você conseguiria aderir a esse conceito?