Revista Renascer

escolhas adolescentes
RAD

O adolescente e suas escolhas

“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. (Provérbios 19:20-21).

Escolhas fazem parte das nossas vidas diariamente. Ao acordarmos, começamos nosso dia fazendo escolhas, como decidir qual roupa vestir, se vamos tomar leite com café ou café puro. Ao sair de casa temos que escolher por qual caminho vamos para a escola, trabalho, etc., e assim seguem os nossos dias, absolutamente cheios de escolhas até o último deles.

Entretanto, existem algumas escolhas que precisamos fazer no decorrer da vida que não são muito simples de serem feitas, pois definem o nosso futuro. O mais complicado de tudo isso é que a maioria das decisões cruciais devem ser tomadas na época em que estamos mais confusos e inseguros: na adolescência.

Sabendo disso, é necessário que o adolescente tenha consciência de que, apesar de suas decisões não terem, muitas vezes, consequências imediatas, elas possuem consequências sérias a médio e longo prazo, podendo afetar suas vidas para sempre.

O autor de Provérbios 19:20-21, nos dá dois conselhos que entendo serem fundamentais para a vida de qualquer pessoa, mas principalmente do adolescente. Vejamos:

  1. Provérbios 19:20 nos afirma que aquele que ouve conselhos e aceita instruções torna-se sábio. Sabemos que o adolescente, por ser alguém muito jovem, ainda não tem muita experiência de vida para conseguir tomar decisões tão sérias, como por exemplo escolher sozinho uma profissão ou até mesmo amizades para se relacionar. No entanto, todo adolescente está cercado de pessoas altamente experientes, como pais, tios, avós, professores e pastores, que podem dar conselhos necessários para que os mesmos tenham sabedoria no momento de tomar suas decisões. Mas para que isso aconteça, é necessário que o adolescente seja humilde e reconheça que precisa de ajuda e que um bom conselho, uma boa instrução é valiosa e pode lhe ajudar em suas tomadas de decisões.
  2. Provérbios 19:21, nos diz que o coração do homem faz muitos planos, mas o que realmente prevalece são os propósitos do Senhor. Antes de tomarmos qualquer decisão, precisamos nos colocar diante de Deus, reconhecendo que Ele possui o conhecimento e domínio de todas as coisas, pois só Ele é Onisciente e Onipotente. Por sabermos disso, devemos compreender que caso nossas escolhas e planos não saiam do modo como esperávamos, devemos sempre nos alegrar em Deus, pois só Ele sabe o que é melhor para nós.

Com certeza, o Senhor não os deixará sem respostas e os conduzirá às melhores decisões, de modo que suas vidas sejam agradáveis, antes de tudo, a Ele, uma vez que tudo que fizermos, deve ser feito para a Glória de Deus.

Adolescentes, cerquem-se de bons conselheiros e rendam suas vidas ao Senhor Jesus de todo o coração e vocês verão que ao se tornarem idosos, vão olhar para trás e sentirão alegria e orgulho das decisões que tomaram durante toda a vida.

O adolescente e suas escolhas

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2019 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo