Revista Renascer Versão Digital

caráter
Liderança em foco

O caráter de um líder

Obviamente, ser um líder é ter a capacidade de provocar a ação de outras pessoas, influenciando-as de forma a percorrerem o caminho que você já percorreu com êxito, inclusive fazendo melhor que você.

Li Hung Chang, um incentivador da modernização da China, certa vez disse que “Há apenas três tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se mexem; as que são movíveis e as que movem os outros”.

Na Bíblia vemos que Paulo era um perseguidor fanático da igreja, e que teve o seu caráter transformado pelo Senhor com a sua conversão a caminho de Damasco. Após a conversão, ele passa de perseguidor a um dos maiores nomes da propagação da mensagem do Evangelho de Cristo, escrevendo boa parte do Novo Testamento e liderando os novos convertidos. Com esse exemplo, concluímos que um bom líder tem o caráter transformado por Deus.

Listei abaixo algumas características do caráter de um líder.

Veja:

Possui um caráter forjado: um bom líder sempre procura beneficiar o coletivo e o crescimento do Reino e não pensa apenas em benefício próprio.

Ensina com amor: um líder se esforçará para que seus liderados possam aprender com seus erros em sua trajetória.

Há clareza de objetivos: um líder precisa saber onde quer chegar. A falta de objetivos pode fazer com que o caminho se torne frustrante.

Sabe lidar com a frustração: trabalhar com equipes de pessoas nos faz enfrentar desafios de diversas naturezas. É muito bom saber dosar as expectativas e fazer a leitura das limitações de si mesmo e das pessoas que estão envolvidas no trabalho.

Certifica de que todos estão na mesma visão: é melhor atrasar para ajustar o foco, do que acelerar com o foco desajustado, afinal as irregularidades dos membros de uma equipe podem te levar ao lugar errado.

Portanto, o chamado de um líder é, muitas vezes, diferente do que muitos possam pensar, pois é uma convocação, sobretudo para servir. A minha pergunta é: você, líder, está disposto a servir?

Assim, Jesus nos ensinou: “A quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mateus 20:28).

O caráter de um líder

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Igreja Batista Renascer.
Telefone: (62) 3202- 4968

2020 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo