“Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Gênesis 2:18).
O homem, como criação de Deus, era um ser completo e estava na presença d’Ele todos os dias. Mas, o Senhor ao olhar para o propósito do homem e a sua missão, percebeu que ele estava só. Perceba que o homem não estava solitário ou vivendo uma solidão no aspecto de alma e espírito, ele apenas estava só na sua missão, no seu propósito.
A ideia de Deus para o homem foi o casamento e consequentemente a sua família. O homem tem seu propósito completo na família, sem ela, o homem seria apenas uma criatura trabalhadora na terra, seria um gerente da criação do Senhor. Mas com a família, o homem está pronto para governar e prosperar.
Após a queda, percebemos que a família se tornou palco de muitas lutas, e a Bíblia não esconde isso de ninguém. A Palavra de Deus não omite os exemplos que servem para nos mostrar que as guerras que enfrentamos não são exclusividades nossas, basta olharmos para as famílias ou lares de personagens como Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Jefté, Sansão, Davi, Salomão e Jó. Com certeza, poderíamos continuar a lista de homens cujas famílias foram marcadas por traumas, perseguições, traições, assassinatos, abusos, idolatria, injustiça, desonra e outros desafios.
Mas calma leitor, esses relatos não são para desanimar você quanto ao propósito familiar, pelo contrário, é apenas para te lembrar da obra redentora do nosso Senhor Jesus Cristo, que fez de cada casamento um sinal profético do seu encontro com a sua noiva e de cada família uma porção do céu aqui na terra.
Mas se nos tempos antigos percebemos que as famílias se tornaram palco de muitas lutas, atualmente vemos algo ainda mais dramático, visto que a família está perdendo o próprio palco. Parece que o ambiente familiar como Deus planejou para o homem está se dissipando como uma neblina nesses tempos modernos.
Uma frase muito clichê que estávamos acostumados a ouvir há alguns anos era que a família é a base da sociedade, o que é verdade. Porém, essa frase já não vem sendo mais dita, e o conceito de família tem sido muito deturpado e distorcido por muitas ideologias e doutrinações. Porém, por que essa frase perdeu o seu poder de impacto? Simplesmente porque está incompleta. A frase completa seria: a família é a base da sociedade, o casamento é a base da família e Cristo é a base (a rocha) do casamento.
Portanto homens, não podemos voltar a cair no mesmo erro de Adão. Quando Deus criou Adão, o colocou no jardim para cuidar e cultivar, mas quando Deus criou a mulher entregou para Adão outro Jardim, mas ele foi descuidado, e a queda da sua família abalou todas as famílias da terra.
Precisamos lutar pela nossa família. Cuidar do jardim que o Senhor nos entregou. Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre constituir família, basta lembrar que o propósito Divino para o homem nesta terra é governo e prosperidade na maior extensão da definição dessas palavras, mas o plano de Deus tem um nome: FAMÍLIA.