Já estamos no mês de dezembro e o Natal se aproxima. Muitas mulheres já começaram a pensar no preparo da ceia de Natal. Uma das tradições mais queridas do brasileiro cristão é reunir a família ao redor da mesa com pratos típicos e uma decoração bem marcante. A ceia de Natal é realmente um momento muito importante.
Algumas famílias fazem a ceia com suas próprias “receitas secretas”, outras costumam preparar aqueles bonitos e saborosos pratos natalinos tradicionais. Há também aquelas famílias que optam por que cada casa leve sua “especialidade”, para que assim, todos possam contribuir de alguma forma com a ceia. Tudo isso também faz parte do que chamamos de “espírito natalino”.
Como cristãos, celebramos a ceia de Natal, com amor, devoção e alegria, o nascimento do nosso Salvador, aquele que mudou a história da humanidade. É realmente uma ocasião especial e digna de bastante capricho. Além disso, para muitos, essa data é o momento para rever familiares, ter comunhão, contar as bênçãos recebidas ao longo do ano que está se encerrando, trocar presentes e dar muita risada.
Curiosamente, a ceia de Natal teve início há muitos anos atrás. Segundo relatos históricos, a partir de um costume na Europa, muitas famílias deixavam suas casas abertas na noite do Natal para receber viajantes, peregrinos e visitas. Desse modo, os anfitriões confraternizavam o nascimento de Cristo Jesus. Uma grande variedade de pratos era preparada para esta comemoração e, assim, a tradição se espalhou pelo mundo.
Interessante destacar que as pessoas comemoravam esta data motivadas pela bondade, alegria, espírito de comunhão e generosidade ao compartilhar o melhor de seus celeiros, além de demonstrarem receptividade, na medida em que hospedavam e acolhiam familiares e até mesmo desconhecidos.
Hoje, mesmo com poucos recursos ou com pouco tempo, é possível fazer uma decoração de ceia de Natal bem bonita. Para isso, uma boa saída é apostar em uma mesa de Natal simples e ao mesmo tempo criativa, explorando os nossos talentos manuais.
Além de optar por pratos bem gostosos, é interessante também deixá-los bem bonitos, já que a apresentação também é importante e alegra os olhos. Seja na ceia econômica ou na mais sortida, apostar em travessas e pratos mais bonitos, também pode deixar a comida ainda mais apetitosa aos convidados.
Elementos naturais, como flores e frutas bem viçosas, podem ser usados para fazer uma mesa de natal simples e cheia de charme. Elas dão mais cores e mais vida ao décor. Por fim, não importa qual o tamanho do orçamento ou o tempo disponível, o importante ao fazer a decoração da mesa de Natal é transmitir conforto e aconchego para que os convidados se sintam bem-vindos.
Que a nossa cozinha seja um lugar consagrado para a preparação da nossa ceia e a nossa mesa seja um lugar de propósito para a revelação de quem é Jesus para cada um de nossos amados familiares e amigos.